Os animais de estimação são uma boa companhia tanto para adultos como para crianças. As alegrias que os animais dão são inegáveis e sabias que que existem realmente benefícios para quem vive com animais de estimação em casa? E alguns deles estão relacionados com a saúde.


1. Um coração mais saudável

Ter um animal de estimação exige responsabilidades e, entre outras, uma delas é levá-los à rua. Este compromisso põe os donos a mexer o corpo, combatendo o sedentarismo, mesmo com frio, chuva ou muito calor.

Os donos de cães e de gatos têm valores de colesterol, triglicéridos e de pressão arterial mais baixos comparados com os não-proprietários, de acordo com a investigação feita pelo Instituto Baker Medical Research, em que participaram 5741 pessoas, segundo o site dos Lusíadas. A investigação indicou uma relação entre viver com um animal de estimação e a redução do risco de desenvolvimento de doença cardíaca.


2. Menos stress e menos ansiedade

A interação com um animal de estimação leva à produção de mais dopamina e serotonina, neurotransmissores capazes de provocar a sensação de prazer e de acalmar, segundo o mesmo site.


3. Combate a depressão e solidão

Os animais têm um efeito terapêutico sobre nós muito grande. As pessoas que vivem sozinhas e sem animais perdem oportunidades de sorrir mais e de se sentirem amadas. Ao ter uma vida a depender de nós, faz-nos sentir uteis, segundo o ekonomista. O carinho e amor dos cães são vistos como anti-depressivos.


4. Os animais promovem a empatia e tornam-nos melhores

Todos temos maus dias e quem vive sozinho, nesses dias, pode chegar a casa e não dar justificações a ninguém. Mas se houver um animal de estimação em casa, precisamos, na mesma, de ter paciência para o levar a passear, ou se calhar para brincar um bocado.

O dono de um animal de estimação, quando chega a casa ao ver a "felicidade" do animal, vai pensar duas vezes antes de descarregar o mau humor no animal. Desta maneira, a empatia é exercitada.


5. Muita alegria

Por fim, o mais óbvio! Não são precisos estudos científicos para sabermos que os animais de estimação trazem alegria. São uma companhia constante e estão sempre do nosso lado.


Com todos estes benefícios torna-se difícil não querer ter um animal de estimação ou não sermos mais gratos por os termos!