Quantas vezes chegas ao supermercado com uma lista de compras que queres cumprir à risca? É ou não é verdade que, a maior parte das vezes, compras mais do que querias? Os supermercados têm estratégias que nos levam a comprar mais produtos, de acordo com o Dinheiro Vivo.


Vê aqui algumas estratégias usadas pelos supermercados:


O carrinho

É certo que a forma como o carrinho de compras está desenhado facilita fazer as compras do mês. Por outro lado, o tamanho grande acaba por incentivar os consumidores a enchê-lo. Ao encher o cesto, começamos a deixar de ver o fundo. Ignoramos os produtos que estão lá no fundo, bem escondidos o que dá a sensação de que podemos continuar a encher mais o carrinho de compras.


À entrada

Entrar no supermercado e sentir o cheiro do pão acabado de sair do forno é sempre bom. E não é que o pão e outros produtos frescos, como frango assado, normalmente se encontram logo à entrada? O cheiro atrai-nos e leva-nos a querer comprar estes produtos! Uma dica importante: Não vás de estômago vazio ao supermercado!


0,99 €

Esta é uma estratégia bastante evidente e funciona. Normalmente, observamos o primeiro número, a unidade de valor em euros e não damos grande importância aos cêntimos. Portanto, um produto a 9,99 euros leva-nos a pensar em 9 e não em 10, valor do qual este preço está mais próximo.


Ao nível do olhar

Ao nível dos olhos estão produtos mais caros e os mais baratos, por norma, ficam mais em cima ou mais em baixo. Agarrar logo nos produtos ao nível dos nossos olhos, faz-nos gastar mais dinheiro. E os brinquedos ficam em baixo para atrair a atenção dos mais novos.


O local onde estão alguns produtos

Ao colocar bens essenciais, como o talho, a peixaria, a água, o pão no fundo da superfície comercial faz com que o cliente tenha de percorrer a loja e, no caminho, leva consigo outros produtos que não constavam na lista.


Há produtos que, juntos, são irresistíveis

Por exemplo, no corredor das bebidas quantas vezes não te apeteceu levar snacks e aperitivos que se encontram no mesmo corredor?


Não há janelas

É assim que a maior parte dos supermercados estão feitos. Desta maneira, os consumidores perdem a noção do tempo e perdem o controle do entardecer do dia. Assim, os clientes ficam mais tempo dentro do estabelecimento. E já sabes, mais tempo lá dentro, mais produtos compras.


Em destaque

Produtos temáticos, como de Natal por exemplo, são sempre colocados à entrada do supermercado, levando-nos à tentação de os comprar, pois não os esperávamos ver.


Ao pé das caixas

Estás a pôr as compras no tapete, pronto para pagar, e olhas para os chocolates e pastilhas, que estão mesmo ali à mão, não há como não levar.