Quem é o maior jogador de futebol de todos os tempos? Eis a questão! Se uns afirmam que é Cristiano Ronaldo para outros é Lionel Messi, ou Diego Maradona, ou Pele.

Um matemático da Universidade de Oxford revelou que é Cristiano Ronaldo. E como é que chegou lá? Através de um algoritmo que criou.

Através de um algoritmo único, que tem em conta as conquistas de várias lendas do futebol em diferentes épocas, no clube e em "palcos" internacionais, o Dr. Tom Crawford tentou chegar à resposta, de acordo com o Daily Mail.

Foram criadas sete categorias em que as lendas do futebol foram avaliadas e classificadas, em função do "Live Score". De acordo com o Daily Mail, estas são as sete categorias:


1. Honras (nacionais e europeias) ganhas a nível de clube ponderadas pelo coeficiente da UEFA para a força relativa da competição

2. Prémios ganhos a nível internacional - 150 pontos para um Campeonato do Mundo, 100 para um Campeonato da Europa ou Copa América com extras para a Bota de Ouro ganha

3. Golos marcados a nível de clube

4. Golos marcados a nível internacional

5. Votos recebidos na Bola de Ouro - número de votos atribuídos ao vencedor da Bola de Ouro dividido pelo número total de votos atribuídos aos três primeiros jogadores. Isto foi então multiplicado por 100 para dar uma percentagem.

6. Registos individuais mantidos - por exemplo, melhor marcador de golo para um clube ou nação, ou melhor marcador numa competição.

7. Temporadas "Factor-Z" ou "campanhas que se destacam matematicamente" em que os golos dos jogadores guiaram a sua equipa à glória.


Depois de uma longa e profunda análise, usando os critérios listados acima, saiu a lista final. E a conclusão foi a de que em primeiro lugar, vem Cristiano Ronaldo, seguido Lionel Messi, Pele, Ferenc Puskas, Ronaldo Nazario, Marco van Basten, Alfredo Di Stefano, Michel Platini, e por último Diego Maradona.


"Como um grande fã de futebol, há muito que tenho debatido com os meus amigos quem é o melhor jogador de todos os tempos. Adorei trazer a matemática para as massas nos últimos anos, por isso ser capaz de mostrar como se pode usá-la dentro do mundo do futebol tem sido muito divertido." disse o matemático citado pelo Daily Mail.