Queres poupar gás? Segue estas 20 dicas e vais ver resultados!

VINTE DICAS QUE PODES SEGUIR PARA POUPARES GÁS EM CASA COM A TUA FAMÍLIA


Poupar é sempre uma boa ideia, especialmente nos tempos que correm. Se estás empenhado em poupar, estas dicas são para ti.

É importante que todos aqueles que moram em tua casa sigam estas dicas.


O ACP apresenta 20 dicas úteis que te podem ajudar a poupar gás.

1 - Poupar no fogão

50% do consumo de energia das casas faz-se na cozinha e na casa de banho. Tenta usar o gás o menor tempo possível. Quando estiveres a cozinhar, antes de acenderes o fogão ou o forno a gás, tenta ter tudo já preparado. Os legumes cortados, refogado a postos, carne e peixe temperados.


2 - Poupar no banho

O mesmo é aconselhado em relação ao banho: abre a água, quando já estiveres pronto para entrar no duche. Fe3cha para te ensaboares e volta a abrir. Desta forma, poupas gás e também água.


3 - O bico do fogão e o tamanho do tacho

Cozinha no queimador adequado ao tamanho da panela ou do tacho. Não penses que um bico de gás grande cozinha mais depressa. Os queimadores de gás mais pequenos consomem até menos 10% de gás.


4 - Tapa os teus cozinhados

Queres rapidez? Usa uma tampa para uma fervura menos demorada.



5 - A quantidade da água dentro das panelas e dos tachos

Podia ser considerado o ferver em pouca água e é quase. Usa a quantidade de água certa para cozer os alimentos é essencial. Se puseres muita água dentro de um tacho e o que tens para cozer é pouco, para além de gastares águas, estás a gastar mais gás porque vai levar mais tempo a levantar fervura.


6 - A força do lume

Quando reparares que o teu cozinhado já está a ferver, reduz a chama, ou seja, baixa o lume. Há alimentos que podes cozinhar em lume brando também.


7 - A cor da chama

Confirma que a cor da chama é azul! Se reparares que está amarela ou cor-de-laranja, o teu fogão pode estar obstruído, nas passagens de ar ou de gás, o que queima mais gás do que aquele que se está a usar na confeção.


8 - Tens panela de pressão?

A panela de pressão precisa de menos gás para aquecer. Para além disso, cozinha os alimentos mais rapidamente. Ao utilizares podes chegar a 15% de poupança energética.


9 - O chamado modo "automático"

Antes do tempo de confeção desliga o fogão. É chamado o modo "automático", que todos os tachos possibilitam. O calor que está acumulado termina a confeção.


10 - Não abras tantas vezes o forno

Tens de ter mais paciência e evitar abrir a porta do forno para verificar se os alimentos estão prontos. Podes estar a gastar até 20% de energia.


11 - Aproveita a capacidade do forno

Não precisas de usar o fogão e o forno. No forno tens espaço suficiente para cozinhar tudo. Podes cozinhar os acompanhamentos numa gaveta diferente do forno.


12 - Não é preciso pré-aquecer o forno se o vais ter ligado mais de uma hora

Para confeções com uma duração superior a uma hora não é necessário pré-aquecer o forno. Desta maneira, poupas tempo, energia e gás.


13 - Distribuição do calor no forno

Se estás a olhar para catálogos de fornos a gás, opta por um forno com ventilação interna. Esta função permite uma distribuição uniforme do calor e, deste modo, estás a aproveitar de forma mais eficiente a fonte de energia.


14 - Os banhos

Sabemos que são bons, mas evita os banhos de banhaeira cheia de água. Um duche rápido é sinónimo de maior poupança. Poupas gás e água.


15 - Duches em menos de 10 minutos

Se tomares um duche em menos de dez minutos, podes reduzir cerca de 6% a fatura de gás natural.


16 - Diminuir a temperatura da água na caldeira e no esquentador

Diminui a temperatura no esquentador e na caldeira para gastar menos gás e ter a mesma temperatura. Este controlo é feito no próprio esquentador ou caldeira.


17 - Isola as janelas e as portas

Se o aquecimento da tua casa é a gás, é importante teres as janelas e portas calafetadas, uma caixilharia eficiente e vidros duplos. Assim, consegues reter a temperataura.


18 - Impõe um limite aos aquecedores

Se os teus aquecedores forem a gás, programa-os ou marca-os para os 20 graus. Mais do que isso significa que já não estás a poupar.


19 - Não aqueças quartos, salas ou casas de banho onde não está ninguém

Parece óbvio, a verdade é que isto acontece. Se não tiveres na divisão, desliga o aquecimento. Voltas a ligar quando lá estiver alguém.



20 - É bom teres a manutenção dos equipamentos em dia

Queres que o aquecimento central a gás funcione, certo? Assegura-te de que tens a manutenção dos aparelhos em dia. Se os teus aparelhos a gás gastam mais agora do que quando os compraste, talvez seja melhor chamares um técnico.



  • Partilha:

Top