A história de uma mulher que foi proibida pelo pai de ser música e 80 anos depois é nomeada para Grammy

SE HÁ COISA QUE ESTA MULHER NOS ENSINA É A NÃO DESISTIR DOS NOSSOS SONHOS E QUE NUNCA É TARDE PARA OS CONCRETIZAR. AOS 95 ANOS, ANGELA ALVAREZ ESTÁ NOMEADA PARA UM GRAMMY

Jéssica Santos


Angela Alvarez é música e está nomeada para um Grammy Latino de Melhor Nova Artista. Mas mais do que talento, o seu nome conta uma história inspiradora para todos nós.

Aos 95 anos, Alvarez concretizou o sonho de uma vida que lhe fora proibido, muitas vezes. Nasceu em Cuba e desde pequena que sonhava com a música. Aos 14 anos, compôs a sua primeira música e já tratava por tu o piano e a guitarra. Quando terminou o liceu, disse ao pai que quera ser música, uma ambição rejeitada desde logo pela família. "Cantas para a família, mas não para o mundo", relembra-o numa entrevista ao The Washington Post.


Angela Alvarez nem ousou enfrentar a palavra do pai e seguiu aquele que era o rumo que lhe esperava. Casou aos 19 anos e teve quatro filhos. Em 1962, tentou emigrar com a família para os Estados Unidos mas ela e o marido foram impedidos por falta de documentação. Tomou a decisão de deixar os filhos irem sozinhos e, passados uns meses, conseguiu sair de Cuba.

Os filhos viviam num orfanato e Angela não era financeiramente elegível para reclamar os seus filhos e esteve dois anos sem os conseguir ver. Foi nesta altura difícil, em que começou a poder ver os filhos apenas ao fim de semana, que a música foi uma grande ajuda. Ia ao orfanato e juntava todas as crianças para cantarem todos juntos.


Os desafios não ficaram por aqui.

Angela perdeu o marido, com apenas 53 anos, e uma das filhas. E, nestes momentos difíceis, a música esteve sempre lá.

Ao longo da vida, Angela compôs 50 canções, que eram o reflexo das alegrias e das tristezas da sua vida. Até então, o seu talento era apenas conhecido pela sua família e pelos amigos, até o neto começar a gravar as suas canções.

Em 2021, o neto ajudou-a a lançar o seu primeiro álbum e até fizeram um filme sobre a vida de Angela.

Depressa começou a fazer concertos e a cativar o público.


Miss Angela from Gravitas Ventures on Vimeo.


E em setembro, conseguiu muito mais do que um sonho! Foi nomeada para um Grammy Latino de Melhor Nova Artista. E agora Angela espera que a sua história inspire outras pessoas e que as ensine a "nunca dizer ‘não consigo'".

"O facto de ter sido nomeada para melhor nova artista pela música que começou a escrever nos anos 40 [do século passado] é simplesmente inacreditável", defende o neto orgulhoso.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Café da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de PortugalSE FORES APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, ESTÁS NA RFM NO S’MAFROmaisParis pensa banir trotinetes e...Paris pensa banir trotinetes elétricas por razões de segurança públicaA CÂMARA MUNICIPAL DE PARIS ADMITE NÃO RENOVAR AS LICENÇAS DAS OPERADORAS DAS TROTINETES ELÉTRICASmaisVídeo insólito mostra carrinha...Vídeo insólito mostra carrinha funerária aos piões em BarcelosESTE VAI SER PROVAVELMENTE O VÍDEO MAIS INSÓLITO QUE VAIS VER HOJEmaisEsta empresa vai dar bónus de ...Esta empresa vai dar bónus de salário e meio a todos os trabalhadores, em PortugalO BÓNUS EQUIVALENTE A UM SALÁRIO E MEIO VAI SER PAGO A TODOS OS TRABALHADORES DA IMPRESA SUECA, IKEA EM PORTUGALmaisA Magia do Natal chega, com a ...A Magia do Natal chega, com a RFM, ao El Corte InglésA MARIANA ALVIM E O PEDRO FERNANDES VÃO CONTARAM-TE TUDO, NUMA EMISSÃO ESPECIAL DO 6PM, NO DIA 11 DE NOVEMBROmaisO maior jogo de futebol solidá...O maior jogo de futebol solidário português está de volta e voa até à Madeira"JOGA PELAS CRIANÇAS" É UM JOGO DE FUTEBOL SOLIDÁRIO EM QUE AS RECEITAS REVERTEM A FAVOR DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCROmaisRonaldo revela o nome do filho...Ronaldo revela o nome do filho que morreuEM ABRIL DESTE ANO, CRISTIANO RONALDO E GEORGINA RODRÍGUEZ DERAM AS BOAS-VINDAS À GÉMEA BELLA ESMERALDA AO MESMO TEMPO QUE CHORAVAM A MORTE DO GÉMEO, CUJO NOME É AGORA REVELADOmaisQueres poupar gás? Segue estas...Queres poupar gás? Segue estas 20 dicas e vais ver resultados!VINTE DICAS QUE PODES SEGUIR PARA POUPARES GÁS EM CASA COM A TUA FAMÍLIAmaisFamília vive dentro de uma rot...Família vive dentro de uma rotunda há quarenta anosFAMÍLIA VIVE DENTRO DE UMA ROTUNDA HÁ 40 ANOS POR SE TER RECUSADO A SAIR DE CASAmais
Top