Quem é o jovem sem pernas que esteve com Morgan Freeman na abertura do Mundial do Catar?

MORGAN FREEMAN E GHANIM AL MUFTAH PROTAGONIZARAM A CERIMÓNIA DE ABERTURA E HOUVE QUEM FICASSE CURIOSO COM O JOVEM QUE TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA INSPIRADORA

Jéssica Santos


Este domingo ficou marcado pelo início daquele que é dos Mundiais mais polémicos de sempre. Para surpresa de todos, e desilusão de alguns, Morgan Freeman surgiu em palco onde discursou sobre inclusão, diversidade e união. Ao seu lado, estava Ghanim Al Muftah, um youtuber qatari, de 20 anos, que sofre de síndrome de Regressão Caudal, o que faz com que não tenha a parte inferior do corpo.


"Sou bem-vindo?", perguntou Al Muftah, enquanto entrava em palco durante a abertura. "Todos são bem-vindos. Este é um convite para todo o mundo", respondeu Morgan Freeman, dando início a uma mensagem de tolerância.


A presença de Ghanim Al Muftah não foi indiferente a muitas pessoas e a curiosidade sobre a história de vida deste jovem foi geral.



Ghanim Al Muftah nasceu em 2002, em Doha, e tem um irmão gémeo - que ao contrário dele não sofre de nenhuma síndrome. Quando nasceram, os médicos deram poucos anos de vida a Al Muftah. Com o passar dos anos, o jovem foi superando as expetativas dos médicos e, hoje, aos 20 anos, mostra, sobretudo, que a sua condição física não o impede de fazer nada na vida. Por exemplo, pratica natação, mergulho, futebol, escalada e skate e um dia quer tornar-se num atleta paralímpico.


Para já, pode vangloriar-se de ter escalado a montanha mais alta da região do Golfo, a Jebel Shams, e pretende escalar, num futuro próximo, o Monte Evereste, segundo disse numa entrevista no site Takreem.

À parte disto, tem ainda um canal de YouTube com mais de 800 mil subscritores, uma conta de Instagram com mais de um milhão de seguidores e tem uma marca de gelados, a Gharissa Ice Cream, com seis subsidiárias e 60 funcionários. Está a tirar também a licenciatura de Ciência Política e quer ser primeiro-ministro do Catar.


(Imagens: Reprodução RTP)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
O "Que barulho é este, na RFM?...O "Que barulho é este, na RFM?" já voltou! Mesmo a tempo do Natal!O JOGO QUE COLA OS OUVINTES À RÁDIO ESTÁ DE VOLTA. MESMO A TEMPO DO NATALmaisCafé da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de PortugalSE FOSTE APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, FIZESTE PARTE DA AÇÃO S’MAFROmaisConcerto de Calum Scott em Lis...Concerto de Calum Scott em Lisboa e agora também no PortoEM 2023, O MÚSICO BRITÂNICO VAI PISAR SOLO PORTUGUÊS PARA DOIS CONCERTOS, EM LISBOA E NO PORTO, QUE TÊM O APOIO DA RFMmaisHomem devolve cheque de 4 milh...Homem devolve cheque de 4 milhões de euros e recebe gomas como agradecimentoHOMEM ENCONTRA E DEVOLVE CHEQUE DE 4 MILHÕES DE EUROS EMITIDO À EMPRESA ALEMÃ HARIBOmaisBoi rejeitado pela manada, por...Boi rejeitado pela manada, por ser pequeno, é adotado por nove cãesHARU, UM BOI PEQUENO, APÓS TER SIDO REJEITADO PELA MANADA, É RESGATADO POR UMA FAMÍLIA DE CÃES E VIVE COMO SE FOSSE UM DELESmaisSerá que os portugueses têm pe...Será que os portugueses têm perfis falsos nas redes sociais?UM INQUÉRITO FEITO AOS PORTUGUESES TEM ESTA E OUTRAS RESPOSTASmaisPedro Abrunhosa leva cante ale...Pedro Abrunhosa leva cante alentejano a Londres e o vídeo é impressionantePEDRO ABRUNHOSA COMEÇOU UMA DIGRESSÃO INTERNACIONAL EM LONDRES E LEVOU O GRUPO "OS CAMPONESES DE PIAS" PARA ADAPTAR AS SUAS MÚSICAS AO CANTE ALENTEJANOmaisAs primeiras imagens da queda ...As primeiras imagens da queda de neve deste outonoPROMETEU E NÃO FALHOU. AS PREVISÕES APONTAVAM PARA QUEDA DE NEVE LOGO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA E FOI MESMO O QUE ACONTECEU E JÁ HÁ IMAGENSmaisEsta foi a pior queda de David...Esta foi a pior queda de David Carreira em palcoDAVID CARREIRA ESTEVE NO CAFÉ DA MANHÃ A JOGAR AO CARA PODRE E NÃO FALTARAM PERGUNTAS (UMAS MAIS INDISCRETAS DO QUE OUTRAS)mais
Top