Fazes sopa e a seguir o que fazes com a panela? Colocas no frigorífico ou metes a sopa em recipientes e lavas a panela? Se a probabilidade de a tua resposta ser a primeira é alta, então isto é para ti. Ainda que seja muito cómodo colocar os alimentos cozinhados no frigorífico dentro da própria panela ou tacho, este hábito traz alguns riscos associados, avança o site Loop.


1 - Os metais das panelas podem penetrar nos alimentos

Panelas de metais como cobre e alumínio não são revestidas para proteger e armazenar alimentos e pode resultar na sua contaminação. E isto pode trazer riscos para a nossa saúde. O ideal é optares por panelas de aço inoxidável, de cerâmica ou de barro.



2 - As panelas podem não evitar a contaminação e deterioração dos alimentos

Por norma, as panelas não têm tampas herméticas porque a sua função principal não é o armazenamento de comida. Por isso, mesmo que cubras a panela com uma tampa, a sopa, por exemplo, pode não ficar bem vedada, o que pode resultar numa contaminação cruzada. Isto porque se cria um ambiente húmido, ideal para o crescimento de bactérias, e, além disso, os alimentos também podem absorver odores do ambiente e ficarem contaminados.




3 - A qualidade e o sabor dos alimentos podem ser afetados

Armazenar alimentos dentro de panelas também pode significar a alteração do sabor dos alimentos. As panelas de alumínio, quando estão em contacto com alimentos ácidos, como o tomate, podem contaminá-los e alterar o seu sabor.



4 - Podes danificar as panelas

Guardar panelas no frigorífico também pode danificar as próprias panelas. O armazenamento prolongado de alimentos salgados ou ácidos em panelas pode causar corrosão no metal, reduzindo a sua durabilidade. Além disso, panelas de ferro fundido podem enferrujar, se forem expostas à humidade do frigorífico.