Bebes oito copos de água, por dia, porque sempre ouviste dizer que é o número ideal? Talvez essa regra não seja tão verdadeira como pensas. Uma equipa de investigadores percebeu que, para muitas pessoas, esta regra não se deve aplicar e que beber oito copos por dia pode ser "excessivo", avança a Visão.


A regra dos oito copos de água por dia, recomendada por muitos especialistas, foi desconstruída por alguns investigadores, num estudo recente publicado na revista científica Science. A regra, normalmente, é dada às pessoas que não bebem muita água para terem uma referência da quantidade de água que devem ingerir. A verdade é que “A recomendação atual não tem nenhum suporte científico”, explica Yosuke Yamada, um dos autores da investigação, citado pelo The Guardian.

No novo estudo, a equipa de investigadores conclui que, para muitas pessoas, beber oito copos de água, diariamente, pode ser demasiado. Muitas pessoas necessitam de 1,5 litros a 1,8 litros de água, por dia, o que corresponde a menos de oito copos de água, que equivalem a 2 litros. Mais de cinco mil e quinhentas pessoas, de mais de vinte países, com idades entre oito dias e noventa e seis, foram avaliadas.

"Alguns dos voluntários ingeriram copos de água em que alguns dos átomos de hidrogénio foram substituídos por deutério, um dos isótopos estáveis do hidrogénio, encontrado naturalmente no corpo humano e, portanto, inofensivo. A taxa de eliminação do deutério extra é reveladora da rapidez com que a água é transformada no corpo." avança, no mesmo artigo, a Visão.

Os voluntários, que vivem em climas quentes e húmidos e a grandes altitudes, os que eram atletas e as mulheres grávidas, ou que estavam a amamentar mostraram ter valores mais altos, o que significa que precisam de beber mais água.

Não é uma ciência exata!

“Se comer apenas pão, bacon e ovos, não obterá muita água a partir dos alimentos, mas se ingerir carne, legumes, peixe, massa e arroz, poderá obter cerca de 50% das suas necessidades de água a partir da alimentação”, explicou o autor do estudo.


No entanto esta compensação não é igual para toda as pessoas. Para alguns, menos de oito copos por dia pode ser suficiente. É preciso ter em mente os fatores individuais de cada pessoa.

A Associação Portuguesa de Medicina Preventiva, de acordo com a Visão, dá uma dica para saberes se estás a ingerir água suficiente por dia: verificar se a urina está clara.

A regra pode ser verdadeira para muitos, mas não para todos!