Se alguma vez te perguntaste em que zona do país se fala melhor inglês e achaste que era nas duas grandes cidades, Lisboa e Porto, enganas-te. Este ano, Leiria, Braga e Viseu são os distritos onde se fala melhor inglês, por esta ordem, de acordo com o ETC e TAL.


Este ano, Porto e Lisboa saem do pódio dos distritos portugueses com maior proficiência em inglês, segundo os dados do relatório EF English Proficiency Index, que analisa dados em 111 e regiões em relação aos níveis de inglês de falantes não nativos.


Braga lidera o ranking nacional em relação às cidades. De seguida, vem Coimbra, em segundo lugar, e o Porto, em terceiro lugar. O Porto, que liderava o ranking, há três anos, este ano ficou para trás. O nível de inglês em Braga, com 640 pontos aproxima-se das melhores capitais em inglês do mundo, como Amsterdão, com 673 pontos e Copenhaga com 664 pontos.


"Os resultados deste ano refletem os impactos da Pandemia. Desde um preocupante declínio na proficiência em inglês por parte dos mais jovens até à elevada proficiência fora dos grandes centros urbanos, o que acarreta implicações no trabalho remoto. É um relatório que espelha histórias de progressos notáveis e retrocessos desencorajadores", explicou a coordenadora do estudo, Kate Bell, citada pela publicação.


No entanto, Portugal baixou este ano 11 pontos, mas o país continua a manter o estatuto de proficiência elevada, que adquiriu pela primeira vez há três anos.


A pandemia ajudou no inglês de algumas pessoas, mas nos jovens o impacto não foi tão bom, como explica a autora do estudo.

“A proficiência em inglês melhorou entre os adultos com mais de 25 anos. O grupo de pessoas com mais de 40 anos foi o que mais melhorou. O nível de inglês da população entre 21 e 25 manteve-se estável. Porém, há uma queda de 50 pontos, nos últimos dois anos, no grupo de jovens entre os 18 e os 20 anos. A Europa é a única região do Mundo onde isto não se regista e os jovens não estão a perder proficiência”, explica.


Leiria, Braga e Viseu estão de parabéns!