Se tens um cão, ou vários, sabes, com toda a certeza, do que estamos a falar. Os cães têm, de uma forma geral, poucas reservas no que respeita a mostrar o que verdadeiramente sentem.

Para o caso de haver alguma dúvida, aqui ficam os sete sinais, segundo O Dicas online e o Portal do dog, que mostram se o teu cão é um animal feliz:


1. Abanar a cauda

Os cães abanam a cauda, quando estão na presença dos donos. Isto é um dos sinais de felicidade. É como se dançassem à volta da pessoa de quem gostam e que lhes transmite esta felicidade. Esta é uma das características que as pessoas mais reparam.


2. Ser calmo e não destrutivo

Geralmente os cães mais calmos são os mais felizes. Isto acontece porque não sentem necessidade de chamar à atenção. Mas ser calmo não invalida não ser ativo. Pelo contrário. Os animais felizes não têm tanta necessidade de destruir sapatos, móveis e roupa.


3. Seguir-te para todo o lado

Se o teu cão anda constantemente atrás de ti, até para sítios mais inusitados, pode ser um índice de felicidade. O animal procura estar sempre ao teu lado pela confiança que lhe transmites.


4. Constante contacto

O ato carinhoso de lamber ou até de pedir para brincar, que faz com que o animal esteja sempre em contacto, é também uma característica de felicidade. Este pretende passar todos os momentos na tua presença.


5. Olhar e boca relaxados

Com as pupilas dilatadas e um olhar mais alegre e atento é quase como se o cão falasse para dizer o quão feliz está. A língua de fora é também uma particularidade da felicidade, parece mesmo que o animal está a sorrir.


6. Ter ou não apetite

Os cães que comem bem e esperam ansiosamente pela hora de comer são mais felizes. Tal como os humanos, comer é sinal de bem-estar e é sem dúvida importante.


7. Sono profundo

Um patudo feliz pode dormir imenso tempo e, se tiver companhia, pode dormir ainda mais. Este período de descanso prepara-o para mais tempo de brincadeira e atividade. Para além disso, é sinal que se sente seguro na casa.


Agora, que tens aqui uma check list para aferir a felicidade dos cães, podes observar qual o grau de bem-estar do teu patudo.