Trabalhar horas extra pode ser comum, pode ser uma necessidade da empresa ou até do funcionário. Depende de vários fatores. Certo é que é frequente fazer horas extra, no trabalho, em diversas áreas e setores de trabalho.

As horas extra de trabalho têm efeitos nocivos, de acordo com um relatório publicado, em 2021, pela Organização Mundial de Saúde. Fazer horas exageradamente pode fragilizar a saúde e algumas das consequências são o stress, que pode levar a esgotamento emocional, ataques de pânico ou até problemas cardíacos, como avança a Forever Young.

O diretor da Robert Walters Portugal, François-Pierre Puech, avança a mesma publicação, ofereceu dicas para evitar o excesso de trabalho. Para ele funcionários saudáveis, valem ouro para uma empresa. Se isto não acontecer vai prejudicar a organização na produtividade e consequentemente na economia.


FALA COM UM SUPERIOR

Por isso, o primeiro passo é falar com o teu chefe. Se já reparaste que tens horas extras, mesmo que espalhadas por vários dias e nunca foi um assunto falado, atreve-te a questionar. Assim será possível chegar a uma solução, se não funcionar, fala com sindicatos ou advogados especializados.


APROVEITA O REGRESSO A CASA PARA RELAXAR

O segundo passo é procurar relaxar. Esta é uma solução menos extrema, mas realmente eficaz. A ideia é tentar não levar o trabalho para dentro de casa, aproveitar esse momento para o entretenimento. Podes ver um filme, ir passear com o teu cão, cozinhar e passar tempo de qualidade com a tua família.


Então, se costumas fazer horas extra e queres deixar de fazê-lo, segue estas dicas. Se já sentes algumas das consequências que os peritos apontam, deves procurar também um médico.