Cinco anos depois de “Songs of Experience”, os U2 estão de volta com um novo álbum… ou quase novo! "Songs of Surrender" é editado dia 17 de março, dia de S. Patrício, o padroeiro da Irlanda



A nova coletânea dos U2 foi anunciada com um trailer realizado por um artista português.

Segundo os U2, este vídeo de 1 minuto sobre este album “re-imaginado” criado por João Pombeiro mostra a evolução dos U2 ao longo dos últimos 40 anos.



João Pombeiro de 43 anos é natural de Leiria, e tem estado ligado à criação da personagem “Bruno Aleixo”, já trabalhou em vídeo de músicos nacionais como Surma ou Cave Story. Pombeiro foi também o autor da colagem da capa do álbum de homenagem a Sérgio Godinho por vários músicos do hip hop – “SG Gigante”, e o responsável pela componente visual do concerto do 35.º aniversário de "Circo de Feras", dos Xutos e Pontapés no Tivoli no final de 2021.

O vídeo que João Pombeiro fez para os U2, ao som de um extrato da nova versão de ‘Beautiful Day’, mostra imagens do percurso do grupo desde os primeiros tempos na Irlanda aos grandes palcos em todo o mundo.

No Twitter João Pombeiro agradece o desafio dos U2 dizendo:

“Criei esta colagem animada para contar num minuto 46 anos de história dos U2.

Estou muito entusiasmado por ter aceitado este desafio e orgulhoso por poder partilhar este vídeo convosco. Obrigado, U2”



“Songs of Surrender”, a coletânea de 40 canções dos U2, regravadas e recriadas para 2023 em sessões que decorreram nos últimos dois anos, será lançada na íntegra na sexta-feira, 17 de março.

O single de apresentação destas novas gravações, “Pride (In The Name Of Love)” foi lançado a 11 de janeiro de 2023


A nova coletânea dos U2 “Songs of Surrender” vem, sem dúvida, na sequência da magnífica autobiografia de Bono (editada em novembro de 2022), “Surrender- 40 canções uma história”.

Neste livro de memórias, Bono escolhe os títulos de 40 canções dos U2 para os 40 capítulos ao longo dos quais nos conta a sua história. É também na versão audiolivro de “Surrender” que encontramos já em estreia algumas das faixas de “Songs of Surender”


A coletânea “Songs Of Surrender” teve curadoria e produção de The Edge e mostra a banda a revisitar alguns dos grandes clássicos dos 40 anos de carreira dos U2, incluindo “With Or Without You”, “One”, “Beautiful Day”, “Sunday Bloody Sunday” e “Invisible”. Cada tema escolhido foi regravado e recriado por inteiro, de forma a incluir novos arranjos e, em alguns casos, novas letras.

The Edge, o responsável por este projeto diz: “A música permite que uma pessoa viaje no tempo e ficámos curiosos para descobrir como seria trazer as nossas primeiras canções de volta aos dias atuais e dar-lhes o benefício, ou não, de uma recriação do século XXI"

The Edge organizou as 40 canções recém-gravadas consoante os quatro membros da banda em quatro “álbuns” separados e explica: “Ouvir as canções a interagirem umas com as outras e definir os alinhamentos para os quatro álbuns foi realmente emocionante. Encontrei sequências surpreendentes e tive a oportunidade de ser um DJ. Uma vez que tínhamos quatro álbuns distintos, era fácil ver quem seria a figura de proa para cada um.”


“Songs Of Surrender” estará disponível em vários formatos: álbum digital com 40 temas; duplo CD de edição limitada com capa dura; edição limitada de 4LPs.

Tracklist completa de "Songs Of Surrender":

Side 1 – The Edge

1. One

2. Where The Streets Have No Name

3. Stories For Boys

4. 11 O'Clock Tick Tock

5. Out Of Control

6. Beautiful Day

7. Bad

8. Every Breaking Wave

9. Walk On (Ukraine)

10. Pride (In The Name Of Love)

Side 2 - Larry

1. Who’s Gonna Ride Your Wild Horses

2. Get Out Of Your Own Way

3. Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of

4. Red Hill Mining Town

5. Ordinary Love

6. Sometimes You Can’t Make It On Your Own

7. Invisible

8. Dirty Day

9. The Miracle Of Joey Ramone

10. City Of Blinding Lights

Side 3 - Adam

1. Vertigo

2. I Still Haven’t Found What I’m Looking For

3. Electrical Storm

4. The Fly

5. If God Will Send His Angels

6. Desire

7. Until The End Of The World

8. Song For Someone

9. All I Want Is You

10. Peace On Earth

Side 4 - Bono

1. With Or Without You

2. Stay

3. Sunday Bloody Sunday

4. Lights Of Home

5. Cedarwood Road

6. I Will Follow

7. Two Hearts Beat As One

8. Miracle Drug

9. The Little Things That Give You Away

10. 40