Vivemos dias em que contamos o dinheiro para qualquer despesa que surja! Com a crise energética e com a inflação, os preços escalaram de forma abrupta e muitos portugueses têm de fazer contas à vida. As rendas, as contas da eletricidade e do gás aumentam, se for preciso, mais um zero ao mesmo tempo que custa olhar para os talões dos supermercados devido à despesa que é.


Para muitos, poupar é a palavra e a ação do dia! E, tal como se aplica à nossa casa, a poupança chega também às empresas.


Muitas delas procuram soluções para equilibrar as contas e para pouparem dinheiro. O objetivo passa por reduzir custos, de forma estratégica e sem prejudicar os trabalhadores, para que seja possível obter lucros mais altos.


Ora então para alcançar esse objetivo, existem várias medidas que podem ser adotadas pelas empresas.


E elas são:


  • Teletrabalho pode ser a solução

Uma das primeiras medidas para poupar é avaliar as despesas e cortar aquelas que são desnecessárias.

No que toca a este tema, o Ekonomista colocou as seguintes perguntas "que tipo de custos podem ser otimizados e de que forma?", "onde está alocada a maior fatia do orçamento?" e "existem oportunidades de poupança?"

Apesar da pandemia, muitas empresas preferem ter, no local, os seus trabalhadores a tempo inteiro. Essa decisão tem impacto, ao final do mês, uma vez que existem custos associados à luz, à internet, à àgua, ao refeitório, entre tantos outros.

Por isso, uma das formas de poupar é implementar ou prolongar o trabalho remoto, de forma a que seja possível reduzir os custos de funcionamento da empresa.


  • Desliga os computadores na hora do almoço e quando te vais embora

Pode parecer uma dica óbvia, mas acredita que existem vários trabalhadores que deixam os computadores em modo stand-by (seja com eles ligados à corrente ou não) de um dia para o outro.

Sabemos que é mais prático chegar ao trabalho e abrir logo o computador para começar a trabalhar. Só que isso faz com que um aparelho eletrónico esteja a gastar eletricidade quando não está a ser usado.

Para poupar ainda mais, podes também desligar o computador durante a hora de almoço e voltar a ligá-lo assim que regressares.

E mais... Um artigo da Galp afirma que utilizar um wallpaper negro faz com que economizes energia.



  • Opta por utilizar luz natural no escritório

As empresas que estão localizadas em edifícios com grandes janelas, nas quais bate o sol, devem aproveitá-lo! Faz um esforço para trabalhares apenas com essa luz natural e evita as luzes artificiais.

Se não houver outra opção, prefere lâmpadas fluorescentes compactas (que consomem 75% menos e duram mais), tal como se lê num artigo da NOS.


  • Limpa os filtros do ar condicionado com regularidade

Uma limpeza recorrente dos filtros do ar condicionado faz com que o aparelho tenha uma maior eficiência. E se o objetivo é poupar convém que os aparelhos ligados funcionem na sua totalidade.

Ah! E não te esqueças de que não vale muito estar o ar condicionado ligado se existem portas e janelas abertas. É preferível fechá-las para que o ar se concentre no espaço!



Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de poupar! Podes adaptá-las à tua empresa ou até sugeri-las ao teu diretor e também colocá-las em prática em tua casa.