Mais do que uma moda, é uma forma de estar. Ter as unhas arranjadas é para muitas pessoas uma forma de se sentirem cuidadas. Mas, agora, surge uma pergunta importante: Será que este processo acarreta alguns riscos para a saúde?

Um estudo recente feito pela Universidade da Califórnia, publicado na terça-feira na revista científica "Nature Communications", diz que sim. E tudo por causa do secador de unhas que recorre a luz ultravioleta (UV) para - como o nome indica - secar o verniz gel.


Os autores deste estudo referem que, até agora, nunca ninguém estudou os riscos dos secadores de verniz gel. "Estes aparelhos são comercializados como seguros (...). Mas até agora, do que sabemos, ninguém os estudou ou ao modo como afetam as células humanas a nível molecular e celular", refere um dos autores do estudo, Ludmil Alexandrov, professor de bioengenharia e medicina celular e molecular na Universidade da Califórnia em San Diego.



Este estudo chegou a algumas conclusões, que te podem deixar a pensar duas vezes, sobretudo se és adepto do verniz gel.


- A utilização dos secadores de verniz gel com luz ultravioleta (UV) leva a "20% a 30% de morte celular numa sessão de 20 minutos" e "três exposições consecutivas de 20 minutos podem causar a morte de entre 65% a 70% das células expostas";

- A exposição à luz ultravioleta causou igualmente danos nas mitocôndrias e no ADN das células e "provocou mutações com padrões que podem ser vistos no cancro da pele".


Ainda que esteja provado que estes secadores levam à morte celular e a mutações do ADN, é prematuro dizer que estão na origem do cancro da pele. O estudo alerta que é necessário um estudo epidemiológico mais profundo para se poder concluir que recorrer a secadores de verniz gel aumenta o risco de cancro da pele.