RFM - Só Grandes Músicas

Fazer unhas de gel pode ter riscos para a saúde, diz estudo

ATÉ AGORA NUNCA NINGUÉM TINHA ESTUDADO OS SECADORES USADOS NAS UNHAS DE GEL. ESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR E FALA EM ALGUNS RISCOS PARA A SAÚDE

Jéssica Santos


Mais do que uma moda, é uma forma de estar. Ter as unhas arranjadas é para muitas pessoas uma forma de se sentirem cuidadas. Mas, agora, surge uma pergunta importante: Será que este processo acarreta alguns riscos para a saúde?

Um estudo recente feito pela Universidade da Califórnia, publicado na terça-feira na revista científica "Nature Communications", diz que sim. E tudo por causa do secador de unhas que recorre a luz ultravioleta (UV) para - como o nome indica - secar o verniz gel.


Os autores deste estudo referem que, até agora, nunca ninguém estudou os riscos dos secadores de verniz gel. "Estes aparelhos são comercializados como seguros (...). Mas até agora, do que sabemos, ninguém os estudou ou ao modo como afetam as células humanas a nível molecular e celular", refere um dos autores do estudo, Ludmil Alexandrov, professor de bioengenharia e medicina celular e molecular na Universidade da Califórnia em San Diego.



Este estudo chegou a algumas conclusões, que te podem deixar a pensar duas vezes, sobretudo se és adepto do verniz gel.


- A utilização dos secadores de verniz gel com luz ultravioleta (UV) leva a "20% a 30% de morte celular numa sessão de 20 minutos" e "três exposições consecutivas de 20 minutos podem causar a morte de entre 65% a 70% das células expostas";

- A exposição à luz ultravioleta causou igualmente danos nas mitocôndrias e no ADN das células e "provocou mutações com padrões que podem ser vistos no cancro da pele".


Ainda que esteja provado que estes secadores levam à morte celular e a mutações do ADN, é prematuro dizer que estão na origem do cancro da pele. O estudo alerta que é necessário um estudo epidemiológico mais profundo para se poder concluir que recorrer a secadores de verniz gel aumenta o risco de cancro da pele.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Cristina Ferreira defende-se: ...Cristina Ferreira defende-se: "Porque é que eu não posso fazer e os Coldplay podem?"A DIRETORA DE ENTRETENIMENTO E FICÇÃO DA TVI DEFENDEU-SE DAS CRÍTICAS DE QUE TEM SIDO ALVO NO PROGRAMA "GOUCHA"maisAtuação de concorrente no The ...Atuação de concorrente no The Voice Portugal entre as melhores do mundoDESDE O PRIMEIRO MOMENTO QUE GUSTAVO REINAS TEM CONQUISTADO TUDO E TODOS. AGORA TAMBÉM ALÉM-FRONTEIRASmaisNovo barulho em jogo, novos pa...Novo barulho em jogo, novos palpites errados. Vê tudo aquiO "QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" TEM NOVO BARULHO. É DESTA QUE ACERTAS?maisEncontro entre cão e fotógrafa...Encontro entre cão e fotógrafa enterrada na neve vence concurso internacionalOS DOG PHOTOGRAPHY AWARDS PREMEIAM AS MELHORES FOTOGRAFIAS DE CÃES, A NÍVEL MUNDIAL, E UMA DELAS FOI A DE UM SALVAMENTO NA NEVEmaisMais uma vencedora! Marisa Gom...Mais uma vencedora! Marisa Gomes ganha 1.860€ com o barulho"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" AMANHÃ HÁ NOVO BARULHOmaisNa Paris Fashion Week, quebrar...Na Paris Fashion Week, quebraram-se padrões de beleza com modelos masculinos plus sizeMODELOS MASCULINOS PLUS SIZE JÁ COMEÇAM A SURGIR EM DESFILES E DESTA VEZ FOI NA PARIS FASHION WEEKmaisCriança bate repetidamente com...Criança bate repetidamente com garrafa de plástico em cão e é muito criticadaESTE É O DEBATE MAIS RECENTE NAS REDES SOCIAIS, DEPOIS DA PARTILHA DE UM VÍDEO NO TWITTER ONDE SE VÊ UMA CRIANÇA A BATER NUM CÃO COM UMA GARRAFA DE PLÁSTICOmaisNos Brit Awards, categorias fe...Nos Brit Awards, categorias femininas e masculinas foram extintas para criar uma sem género, mas só houve homens nomeadosOS BRIT AWARDS ABANDONARAM AS CATEGORIAS COM GÉNERO FEMININO E GÉNERO MASCULINO, ESTE ANO, E ACABARAM A NOMEAR SÓ HOMENS PARA ESTA ÚNICA CATEGORIA DE ARTISTA DO ANOmaisÁrbitro português decide aband...Árbitro português decide abandonar jogo por insultos, colega defende-o e recebe cartão brancoVER UM CARTÃO BRANCO NO AR É SEMPRE UMA BOA NOTÍCIA E ESTE CASO É EXEMPLO DISSOmais
Top