RFM - Só Grandes Músicas

Atriz transexual invade peça de teatro e ator que estava em cena é substituído

A ATRIZ E PERFORMER TRAVESTI KEYLA BRASIL INVADIU O PALCO PARA PROTESTAR E LEVOU A UMA REVIRAVOLTA NO ELENCO. AGORA, O ATOR, QUE ESTAVA EM CENA, FOI SUBSTITUÍDO PELA ATRIZ TRANS MARIA JOÃO VAZ

Jéssica Santos


Esta quinta-feira à noite, quem estava no Teatro S. Luiz, em Lisboa, foi surpreendido com um protesto que levou à interrupção do espetáculo "Tudo Sobre a Minha Mãe". A atriz e performer travesti Keyla Brasil saltou da plateia para o palco para protestar contra o facto de o ator cisgénero André Patrício estar a interpretar o papel de uma mulher trans.

Keyla Brasil gritou várias vezes a palavra "transfake" e exigiu que o ator André Patrício saísse de cena: "Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar", disse, segundo escreve o jornal "Expresso".

Na plateia, estavam outros apoiantes de Keyla Brasil que afixaram cartazes de protesto pelo teatro.



"Como já assumi, tentei fazer um gesto de representatividade que não foi bem acolhido pela comunidade trans", disse o encenador da peça Daniel Gorjão citado pela agência Lusa. Daniel Gorjão mostrou-se “solidário” com “a sua luta pelo acesso ao trabalho e pela representatividade” da comunidade trans, mas discorda da forma "violenta" como o fazem.


O protesto levou, porém, a uma mudança no elenco da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe". O ator André Patrício acabou por ser substituído pela atriz trans Maria João Vaz. Ainda assim não saiu da peça, porque ainda interpreta outras personagens, tal como escreve no Instagram.


O ator escreve que percebe a luta de cada pessoa e defende-a até, mas não deixa de criticar este tipo de protestos: "Concordo que uma minoria, agredida e maltratada, assassinada até, deve ser ajudada e apoiada pela sociedade. Sou totalmente a favor da igualdade de oportunidades, de direitos e da inclusão. Seja no trabalho em geral, não só nas artes, seja na sociedade. Não sou a favor da violência nem da invasão de palco".

"Senti-me violentado e castrado na minha arte (...) A forma escolhida de protesto não foi a adequada porque me desrespeita e ao meu empenho enquanto profissional. Que é exactamente o direito pelo qual lutam. Por mais oportunidades e respeito. Fazer-se ouvir é um direito, rasgar é uma agressão."



(Imagens: Reprodução vídeo)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
DD'ZRT e Janeiro juntam-se para recriar a música "Percorre o meu sonho" e recebem elogiosA RECRIAÇÃO DESTA MÚSICA FAZ PARTE DAS D'ZRT ENCORE SESSIONS, ONDE MUITOS CONVIDADOS TÊM DADO VOZ A NOVAS VERSÕES EM CONJUNTO COM A BANDAmaisNovo barulho em jogo, novos pa...Novo barulho em jogo, novos palpites errados. Vê tudo aquiO "QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" TEM NOVO BARULHO. É DESTA QUE ACERTAS?maisHugh Jackman, Laura Dern e Ant...Hugh Jackman, Laura Dern e Anthony Hopkins no novo filme de Florian Zeller - “O Filho”“O FILHO”, O SEGUNDO FILME DA TRILOGIA QUE JÁ VALEU 2 ÓSCARES A FLORIAN ZELLER E ANTHONY HOPKINS, CHEGA DIA 26 DE JANEIRO COM A RFMmaisPedro Fernandes e Mariana Alvi...Pedro Fernandes e Mariana Alvim lançam música sobre a TAP e destacam o "dinheiro a voar""TAP - DINHEIRO A VOAR" É A MÚSICA DO 6PM PARA CANTARMOS JUNTOS SOBRE TODAS AS POLÉMICASmaisAssistente de bordo dá a mão a...Assistente de bordo dá a mão a mulher que tem medo de voar, durante vooFOI UM MOMENTO TERNURENTO QUE FICOU REGISTADO NUMA FOTOGRAFIA QUE ESTÁ A CORRER AS REDES SOCIAISmaisLe Twins - confirmadas para o ...Le Twins - confirmadas para o RFM SOMNII 2023DJS, PRODUTORAS, CANTORAS E GÉMEAS MEXICANAS: KARLA E KAREN DE LA GARZA ESTÃO CONFIRMADAS PARA O RFM SOMNII 2023maisAlok - confirmado para o RFM S...Alok - confirmado para o RFM SOMNII 2023O ASTRO BRASILEIRO REGRESSA AO PALCO DE TODOS OS SONHOS NA FIGUEIRA DA FOZ. 8 DE JULHO DE 2023maisJames Hype - confirmado para o...James Hype - confirmado para o RFM SOMNII 2023O REI DO "REAL DJING", QUE MISTURA TUDO AO VIVO E DÁ UM GRANDE ESPETÁCULO, TAMBEM VAI ESTAR PRESENTE NO RFM SOMNII 2023maisMarco Horácio indigna-se com o...Marco Horácio indigna-se com o preço das rendas em PortugalO HUMORISTA NÃO FICOU INDIFERENTE À NOTÍCIA SOBRE O AUMENTO DAS RENDAS EM LISBOA E DEMONSTROU-O NO INSTAGRAMmais
Top