Os aviões podem transportar-te e fazer-te chegar a um destino que queres conhecer, mas, na verdade, podem não ser os lugares mais limpos do mundo.


Há quem sofra, durante os voos, seja com medo, náuseas ou insónias, e há também quem olhe para certos locais do avião como ímans para germes e bactérias.


Na verdade, os aviões têm, sim, um sítio onde os germes e as bactérias se proliferam e que tu podes nem dar conta.


Um comissário de bordo e utilizador da plataforma Reddit revelou que um dos lugares mais sujos dos aviões é... o bolso que está atrás de cada assento! Sim, aquele que, por norma, tem vários panfletos e revistas da companhia áerea e sabe-se lá mais o quê...


Esse mesmo comissário de bordo revelou que não recomenda que "em hipótese alguma, use ou coloque qualquer coisa no bolso do assento", uma vez que "é-lhes retirado o lixo, mas nunca são 'limpos'".


Por lá, o mesmo comissário de bordo revelou que já encontrou um pouco de tudo nos bolsos traseiros dos assentos. Imagina, por exemplo, "lenços sujos, sacos com vómitos, cuecas, meias, pastilhas elásticas já mascadas, caroços de maçã, unhas cortadas...".



E, sem sequer imaginares a quantidade de germes que lá estão ou que já lá passaram, podes colocar lá o telemóvel ou tablet. Por isso, a partir de agora, evita fazê-lo!


E claro que os bolsos dos assentos não são os únicos lugares dos aviões que podem estar contaminados com bactérias. Também as mesas, os cintos de segurança, o botão de descarregar o autoclismo e ainda o de ligar ou desligar o ar-condicionado, tal como deu conta um estudo.


Da próxima vez que viajares, é preferível que leves, novamente, um desinfetante para limpares, pelo menos, os locais com os quais vais estar em contacto, ou seja, a mesa, o cinto, os braços dos assentos e o próprio assento.


Este cuidado nunca será demais!