Em 2008, numa altura em que Portugal e o mundo atravessava uma crise financeira, Dave Fishwick arriscou tudo e decidiu criar o Burnley Savings and Loans, um banco que ajuda as empresas locais a prosperar.

Apesar do risco, o plano de Dave acabou por resultar tão bem que acabou por ficar milionário. Ainda assim, este homem não esquece o valor do trabalho e é isso mesmo que quer passar para os seus filhos. Por isso, decidiu tomar uma decisão insólita: doar 99% da sua fortuna para que os filhos nunca percam a motivação de trabalhar.

"É tão importante que as crianças saibam dar valor ao trabalho, porque eu já vi filhos de muitas pessoas, que se tornaram ricas, darem pouco valor ao dinheiro e ao trabalho", disse em declarações ao Daily Star. E também não quer colocar pressão aos filhos relativamente à fortuna que pudessem herdar.


A única herança que tem para os filhos é a ética de trabalho. O próprio diz que desenvolveu um bom método de trabalho, ao longo dos anos, fruto de todos os desafios profissionais pelos quais teve de passar. E também muito pelo facto de não ter nascido rico. "O trabalho duro coloca-te no mesmo caminho que a sorte", revela.




Este ano, o nome de Dave Fishwick ficou ainda mais conhecido, depois de ter estreado na Netflix - que não está disponível em Portugal - um filme que conta a história de como ele, um homem de classe trabalhadora, lutou para criar um banco comunitário e se tornou milionário.