Quem é de Lisboa, já deve ter reparado nesta estrutura metálica junto à Rotunda de Entrecampos, na zona das ciclovias, antes do semáforo. E, se ainda não percebeste o objetivo desta peça, então este texto é para ti, porque não só é algo inovador, mas também muito útil.

Trata-se de um pousa-pé que, tal como o nome indica, serve para os ciclistas colocarem o pé e estarem confortáveis, e em equilíbrio, enquanto esperam que o sinal fique verde. Para que não haja dúvidas quanto à sua utilização, esta peça tem uma mensagem que diz: "Descanse o pé aqui… obrigado por andar de bicicleta!". Este é, para já, um projeto-piloto da Câmara Municipal de Lisboa, daí ainda só estar presente junto à Rotunda de Entrecampos.


Depois, consoante a adesão dos ciclistas, esta peça poderá ou não vir a ser colocada em outras zonas de Lisboa, ou até mesmo chegar a outras cidades.



Para já, o "pousa-pé" está a dar muito que falar na internet.

Do Twitter ao Reddit, há quem não ache esta peça assim tão útil.

"Mas alguém anda de bicicleta sem saber andar de bicicleta?" ou "O que seria das pessoas que andam de bicicleta se não existissem 'estruturas pousa-pé'?" são alguns dos comentários deixados no Twitter.



Mas nem tudo são críticas. Também houve alguns elogios.

"Isto permitirá que a pessoa da frente saia mais rapidamente e não atrapalhe outros ciclistas que estão atrás", lê-se no Reddit.