Se lês na cama, antes de dormir, sabes que é na mesa de cabeceira que o livro vai ficar, noite após noite, até o terminares… e, às vezes, até mais do que um.

Se bebes água antes de dormir e assim que despertas – ou até quando acordas a meio da noite – sabes que é na mesa de cabeceira que fica o copo.

Se levas para o quarto um iogurte, sabes que é na mesa de cabeceira que o pousas.

Se tens contas ou outra documentação em papel a que dás uma vista de olhos antes de adormecer, sabes que é na mesa de cabeceira que a papelada fica.

Se vives em casa dos pais e tens televisão no quarto ou o hábito de ver séries no tablet ou no portátil, sabes que podes muito bem jantar sentado na cama e é na mesa de cabeceira que fica o tabuleiro (ou, no chão, junto à cama, no limite).


Isto já para não falar do telemóvel…


A mesa de cabeceira é possivelmente o móvel que tens, aí no quarto, mais próximo da cama. Portanto, está super à mão para lá despejares basicamente tudo.

Podem ser pratos com restos de comida, carteiras, relógios, cremes das mãos, medicamentos, entre outras coisas. Quando dás por ti, uma simples mesa de cabeceira vira um autêntico armazém de objetos.

Pois… são coisas a mais!


Uma equipa de peritos em organização doméstica e design de interiores revelou, em conversa com o Homes and Gardens, quais são os objetos que não deves deixar ou guardar na tua mesa de cabeceira.


1. Telemóvel

Há pessoas que usam o telemóvel como despertador. Contudo, Jennifer Carter, designer e responsável pelo Studio Envie, afirma que “os quartos devem ser santuários” e, por esse motivo, devem promover o relaxamento. Uma dica é deixá-lo na gaveta!


2. Computador

Charlie Victor, designer de interiores e decorador, aconselha deixar os computadores e os restantes aparelhos eletrónicos fora da mesa de cabeceira, porque “não é apenas a luz azul emitida por esses dispositivos que interfere na qualidade do sono, mas também não é a visão mais esteticamente agradável para se ter ao acordar”. Além disso, não há a tentação de ir ver uma série.


3. Comida

É comum as pessoas levarem pratos de comida, talheres e chávenas de chá ou café para o quarto. Além do cheiro e da desorganização, Denise Clifford, organizadora profissional da Dee-Cluttered, explicou que a probabilidade de deixar migalhas em cima da mesa de cabeceira é grande. A melhor solução é manter a comida fora do quarto.


4. Qualquer tipo de papel

Às vezes deixamos documentos, livros, agendas e outros papéis ao lado da cama. Porém, isso pode levar lembrarmo-nos de coisas que estão pendentes e, consequentemente, atrapalhar o sono, como referiu Kim Jones. Além disso, vários papéis em cima da mesa de cabeceira acumulam pó e atraem bichos.


Com estes conselhos já podes transformar o teu quarto num sítio calmo e convidativo para descansares e dormires com qualidade.