Aproxima-se, para já, um final feliz à luta de Simão Correia!


O jovem de 23 anos foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda tipo B, em setembro do ano passado, e emocionou o país com o apelo que fez através da música.


Há vários meses que Simão Correia procura um dador compatível, mas, infelizmente, a procura tem sido difícil, uma vez que têm existido algumas barreiras como "baixa percentagem de compatibilidade" e "desistências", tal como o próprio disse, em exclusivo, à RFM.


Só que, felizmente, há uma outra opção que deixou Simão Correia com um sorriso e mais perto do seu objetivo! Dentro de poucos dias, o jovem vai fazer o tão esperado transplante de medula, sendo que o dador vai ser o seu pai.


Em exclusivo à RFM, o jovem confessou que, na falta de dadores 100% compatíveis, decidiu-se avançar com a doação de medula do pai, "que tem 58% de compatibilidade". De acordo com Simão Correia, esta "não é a compatibilidade ideal, no entanto, por significar a cura e por hoje em dia ser já possível fazerem-se transplantes com esta compatibilidade a partir dos progenitores, iremos avançar para esta hipótese".


O ideal seria ter encontrado "um dador não relacionado, com 90 ou 100% de compatibilidade". Nessa impossibilidade, Simão Correia e a equipa médica que o acompanha tinham então o plano B - o pai como dador.


Neste momento, Simão Correia prepara-se para o internamento, que vai acontecer no dia 29 de abril, sendo que o transplante vai acontecer dias depois. Para tal, vai "tomar imensa medicação para o [seu] corpo não recusar a médula do [seu] pai".


O jovem confessou também à RFM que está "bastante ansioso", mas, apesar daquilo que sente, sabe que o transplante "significa a cura" e, por isso "também significa voltar à normalidade".


Até ao derradeiro dia, Simão Correia tem em mãos três concertos marcados e praticamente esgotados. Estes vão acontecer nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Espaço Moche, em Lisboa, onde o jovem vai mostrar, mais uma vez, o seu talento ao mesmo tempo que vai apresentar os seus originais.


Em relação a esta novidade, Simão Correia contou também à RFM que a "música tem tido um papel fundamental no processo de cura". É a música que, por vários vezes, o tem feito "sair do quarto" e "viajar" e, por isso, não podia estar mais "entusiasmado para os concertos".



Foi também na RFM que Simão Correia teve a oportunidade de cantar ao lado dos D'ZRT! O jovem cantou uma versão sua do tema "Herói por um dia" em conjunto com a banda e soube-se que esse será o hino da campanha de consignação de IRS a favor da APCL - Associação Portuguesa Contra a Leucemia.