Em 2019, o médico João Espírito Santo, presença assídua nos programas da TVI, viveu, provavelmente, o maior susto da sua vida. Sofreu um grave acidente de viação, que o deixou em coma durante 13 dias, tendo sido submetido a dez cirurgias.


Perante a gravidade do acidente, o médico dentista viu serem-lhe reconstruídas a orelha esquerda e a mão direita e, na altura, para o próprio, "foi um milagre ter sobrevivido"!


Com os anos e os meses que passaram, João Espírito Santo poderia agora ter algum tempo para respirar de alívio, mas um novo problema de saúde está, novamente, a atormentá-lo.


Foi esta quinta-feira que o médico esteve no programa "Dois às 10", para falar sobre mitos da saúde oral e onde até houve um momento caricato protagonizado por Cláudio Ramos.


Além da saúde oral, João Espírito Santo foi ao programa para falar também sobre a sua peregrinação do Porto até Fátima. Confessou que esta foi a sua oitava peregrinação e, por detrás dela, está o facto de ter sido diagnosticado com cancro na mama.


Muito emocionado e com um nó na garganta, o médico contou que está a lutar contra um tumor na mama. Começou por dizer que "sem saúde não somos nada" e que o diagnóstico não abalou a sua fé e a sua esperança.


As primeiras notícias que recebeu "foram boas", mas depois vieram "as recidivas e a frustração de não perceber o porquê de continuar a esvaziar o líquido que aparecia e de, agora, ter de ser outra vez intervencionado".


Confiante na recuperação total, o médico dentista afirmou: "Cheguei a Fátima e agarrei-me à minha mama e disse: 'Não me venceste, eu venci-te!'."



Perante a emoção que dominou o momento no "Dois às 10", João Espírito Santo chegou mesmo a pedir desculpa aos filhos por "estar a chorar", tal como podes ver aqui.



(Imagens: Reprodução de vídeo)