Se já foste a Roma, de certeza que já deixaste uma moeda na Fontana Di Trevi.

Não só faz parte do ritual de a visitar, como há várias "significados" associados. Se atirares uma moeda, voltarás a Roma; se atirares duas moedas, encontrarás o amor da tua vida; e se atirares três moedas, casarás com um italiano ou italiana.

Assim como tu, há tantas outras pessoas a cumprirem este género de ritual. Agora, imagina a quantidade de moedas que estão no fundo desta fonte. Se nunca a visitaste, então certifica-te de que quando isso acontecer não seja segunda-feira. Isto porque, todas as segundas-feiras, os trabalhadores municipais fazem a limpeza da fonte e retiram todas as moedas.


Uma turista teve esse azar e acabou por partilhar um vídeo no TikTok, onde se vê esse processo. Só que o que acabou por chamar mais a atenção não foi a limpeza da fonte, mas sim a quantia de dinheiro em moedas. Segundo esta utilizadora, são retiradas todas as semanas cerca de 21 mil euros em moedas.


@beiturner Recolectan más de 21.000 euros a la semana de la Fontana Di Trevi 😱 luego lo donan a la caridad. #fontanaditrevi #roma #fontana ♬ La Vita e Bella - Athané, Pierre-André


O La Vanguardia corrobora esta informação. Em 2020, escreveu um artigo, onde revela que em 2019 foram recolhidos 1,5 milhões de euros em moedas (cerca de 4100 euros por dia).