Não saber regar plantas é meio caminho andado para que murchem mais rápido.

Muitas vezes, as pessoas queixam-se que as suas plantas murcham e que não têm um sítio ao sol para as porem. Só que, muitas vezes, o problema está apenas na forma como as regam.

Assim, a Homes & Gardens mostrou alguns erros comuns quando se regam plantas e que acabam por fazer com que estas se estraguem, murchem ou morram.


1. Quantidade de água

Regar com água em demasia ou não regar as plantas o suficiente faz com que estas acabem por se estragar mais depressa. Por isso, informa-te sobre a tua planta para que, na altura de a regares, não água a mais ou a menos.


2. Tratar todas as plantas da mesma forma

Tal como as pessoas e os animais, as plantas são diferentes umas das outras. Umas precisam de mais água do que outras, outras de um vaso maior, outras de um mais pequeno, por exemplo. Mais uma vez, informa-te sobre a tua planta para saberes como a tratar da melhor maneira.


3. Regar na hora errada

Não é por acaso que sempre ouvimos dizer que não se regam plantas entre o meio-dia e as 3 horas da tarde. Porquê? Antes de mais, é necessário que saibas que a melhor altura para se regarem plantas é de manhã. Isto porque as temperaturas baixas permitem a água chegar ao solo sem que haja evaporação. Deste modo, regar nas alturas de maior calor, ou seja, entre o meio-dia e as 3 horas da tarde, vai fazer com que haja mais evaporação do que água absorvida pela planta.


4. Regar pelas folhas

Devem-se regar as plantas na parte que junta a terra e o caule da planta para que consigam absorver melhor a água. Existem até plantas que ficam prejudicadas se forem regadas nas folhas.


5. Regar com muita pressão

Se usas uma mangueira para regar as tuas plantas, vê se não o fazes com muita pressão. A água, quando sai com muita força, é capaz de destruir as plantas e danificar o solo onde estas estão.


Agora já sabes, se queres ter plantas duradoras, deves seguir estas cinco dicas.