Esta é uma grande notícia, sobretudo para os que dependem de uma cadeira de rodas para se moverem. Na Suíça, graças a uma técnica revolucionária, Gert-Jan Oskam, que, em 2011, ficou paralítico, conseguiu voltar a andar, ainda que com alguma ajuda e apenas 100 metros.

Ainda assim, este é o início de um novo caminho que abre a porta da esperança a outras pessoas paralíticas. Graças a um implante cerebral, que deteta as ondas cerebrais e transmite a informação a um computador que Oskam possui no andarilho, e que, por sua vez, descodifica e transmite as instruções para o gerador de impulsos na espinha, Gert-Jan Oskam conseguiu pôr-se de pé e voltar a andar.


Em 2011, Gert-Jan Oskam teve um acidente de bicicleta, partiu o pescoço e ouviu as palavras que ninguém quer ouvir, de que ia ficar para sempre numa cadeira de rodas. Doze anos depois, a esperança foi-lhe devolvida. "Sinto-me como uma criança, estou a aprender a andar de novo", disse em entrevista à BBC.

Para além de caminhar, Oskam conseguiu também subir alguns degraus de uma escada. "É um prazer que muitas pessoas não percebem."



Este é ainda um projeto em desenvolvimento e pode levar alguns anos até que fique disponível para todos os paralíticos. Até lá, esta é uma grande novidade e uma grande esperança.