O filme RFM "Oppenheimer" domina a corrida para os Óscares, com 13 nomeações para os Pémios da Academia.

"Oppenheimer" estreou em julho de 2023 em Portugal com a RFM e regessa aos cinemas a 25 de janeiro.

O filme de Christopher Nolan, que também está nomeado em Melhor Realização, ficou a uma nomeação de igualar o recorde de "Titanic" e "La La Land", que obtiveram 14 nomeações.

Os atores Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt são candidatos à vitória nas suas categorias respetivas, com um especial destaque para Murphy na categoria de Melhor Ator.

"Oppenheimer" tem, ainda, presença em todas as outras categorias técnicas, falhando apenas na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

No inícil do ano "Oppenheimer" foi já o grande vencedor dos Globos de Ouro de Hollywood, ao receber cinco das principais estatuetas nas categorias de cinema.

"Oppenheimer", que chegou aos cinemas em julho de 2023 com a RFM, recebeu o Globo de Ouro de "Melhor Filme Dramático", o de "Melhor Realizador," para Christopher Nolan, o de "Melhor Ator", para Cillian Murphy, "Melhor Ator Secundário", para Robert Downey Jr. e ainda o de "Melhor Banda Sonora" para o compositor Ludwig Göransson.



“Oppenheimer” é o thriller épico de Nolan sobre aquele que é considerado o pai da bomba atómica, J. Robert Oppenheimer, o ilustre físico na liderança do infame Projeto Manhattan, que se encarregou do desenvolvimento da bomba atómica na década de 40.

Escrito e realizado por Christopher Nolan, “Oppenheimer” é um thriller épico filmado com câmaras IMAX® sobre o abissal paradoxo do enigmático homem que tem de arriscar destruir o mundo para o salvar.



O filme conta com Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua mulher, a bióloga e botanista Katherine “Kitty” Oppenheimer. Matt Damon, interpreta o General Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan, e Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, comissário fundador da Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos.

Florence Pugh, interpreta Jean Tatlock, e Benny Safdie é o físico teórico Edward Teller. A obra conta ainda com os papéis de Michael Anganaro como Robert Serber e Josh Hartnett como o cientista nuclear americano pioneiro, Ernest Lawrence.

“Oppenheimer” inclui ainda a participação de Rami Malek e reúne Nolan com o ator, argumentista e realizador nomeado a 8 Prémios da Academia, Kenneth Branagh. O restante elenco inclui nomes como Dane DeHaan (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas), Dylan Arnold (franchise Halloween), David Krumholtz (A Balada de Buster Scruggs), Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História de Star Wars) e Matthew Modine (O Cavaleiro das Trevas Renasce).



O filme é baseado no livro vencedor de um Prémio Pulitzer, “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e do falecido Martin J. Sherwin e produzido por Emma Thomas, Charles Roven, da Atlas Entertainment e Christopher Nolan.

“Oppenheimer” é filmado com uma combinação de câmaras IMAX® 65mm e grande formato 65mm e inclui, pela primeira vez, secções filmadas com câmaras IMAX® com fotografia analógica a preto e branco.

Os filmes de Nolan, incluindo Tenet, Dunkirk, Interstellar, Inception e a trilogia de Batman, O Cavaleiro das Trevas, angariaram mais de 5 mil milhões de dólares em bilheteira e foram premiados com 11 Óscares e 36 nomeações, incluindo duas nomeações a Melhor Filme.