Chegou a última semana do ano e o que é que podemos esperar dela? Alguma tranquilidade, pós-Natal e preparação de passagem de ano, menos trânsito e chuva. Após um Natal mais seco, mas muito frio, a chuva decidiu despedir-se de 2023 e voltar nesta última semana do ano. Mas calma, nem tudo são más notícias! Não está prevista chuva para a passagem de ano.


Se estiveres, esta semana, no Douro, nordeste transmontano ou Beira Alta, prepara-te para o nevoeiro que dá aquele toque misterioso às paisagens. Quanto às temperaturas, temos boas notícias. As máximas vão subir ligeiramente e a geada vai desaparecer na maior parte das zonas do país. Aliás, há distritos a marcarem os 17 graus, como é o caso de Faro.



À medida que nos aproximamos do final da semana, a nebulosidade vai aumentar e a chuva vai aparecer. Começa no norte do país e depois chega gradualmente a todo o território, sobretudo nos dias 28 e 29. Como se a chuva não fosse já suficiente, as regiões do norte (Minho e Porto) e centro (Aveiro e Coimbra) sentirão uma chuva mais frequente e intensa, reforçada pela presença de um rio atmosférico subtropical oriundo do Atlântico.


Ainda assim, apesar das previsões pouco animadoras, a chuva vai dar tréguas no fim-de-semana de passagem de ano. É o sinal da natureza para aproveitarmos em grande a entrada em 2024, a olhar para o céu, ver o fogo de artifício, sem chuva a cair-nos na cara. A única coisa que vai descer mais do que as temperaturas será a contagem decrescente para 2024.