As histórias que a comida portuguesa conta

A COMIDA PORTUGUESA É FEITA DE MUITAS HISTÓRIAS. A FRANCESINHA É UMA DELAS.

Ana Margarida Oliveira


A comida portuguesa conta histórias e está recheada de enredos feitos de aventuras, conquistas, audácia e muito engenho.


O “chouriço” que salvou os judeus!

Nasceu da astúcia dos cristãos-novos. No reinado de D. Manuel I (1495-1521), os judeus foram obrigados a converter-se ao cristianismo. Deviam adquirir todos os hábitos dos cristãos incluindo o consumo de carne de porco que não podiam comer! Assim, continuando a guardar os hábitos judaicos, os cristãos-novos começaram a produzir um enchido com pão e carne de galinha, simulando que de um normal chouriço de porco se tratava. Inventaram a alheira e salvaram a sua pele!!


A francesinha que é do Porto
A francesinha é uma sanduíche muito rica em conteúdo: linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou porco. É coberta com queijo e regada com um molho de tomate, cerveja e piri-piri. Leva ainda um ovo estrelado em cima e batatas.
Diz-se que quem criou a francesinha foi o minhoto Daniel David Silva que, depois de ter emigrado, trouxe de volta muitas influências francesas.
Como abriu um restaurante, cozinhava este petisco a que chamou francesinha porque dizia: "A mulher mais picante que conheço é a francesa".
Uma outra teoria diz que a francesinha entrou em Portugal com as invasões napoleónicas, porque as tropas francesas costumavam comer umas sandes de pão em fatias, onde colocavam diversos tipos de carne e queijo. O molho terá sido já uma invenção do Daniel David Silva.


O que nos conta o típico tempero “em vinha de alhos”?
Sabia-se que, na Idade Média, o uso de produtos ácidos conservava a carne. O vinho era um desses líquidos. Daqui resulta a famosa “vinha de alhos”, que ainda hoje usamos na preparação e tempero de alguns pratos de carne, mas que começou apenas por ser um método para manter as carnes em bom estado, mergulhando-as em vinho.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Está a chegar a Black Friday e...Está a chegar a Black Friday e estas são as imagens mais impressionantesA BLACK FRIDAY É ASSINALADA ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 26 DE NOVEMBROmaisGNR partilha vídeo impressiona...GNR partilha vídeo impressionante de más práticas de condutores de motas nas estradasA GNR LANÇOU UMA NOVA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A SEGURANÇA NA ESTRADA DIRIGIDA AOS CONDUTORES DE MOTASmaisTendência na Alemanha: parques...Tendência na Alemanha: parques infantis desafiam a capacidade de lidar com situações difíceisÉ A NOVA ABORDAGEM PARA PARQUES INFANTIS QUE PODE TRAZER MAIS BENEFÍCIOS DO QUE RISCOS PARA AS CRIANÇASmaisCEO dá 10 mil dólares a cada f...CEO dá 10 mil dólares a cada funcionário e uma viagem para qualquer parte do mundoSARA BLAKELY QUIS RECOMPENSAR AQUELES QUE A AJUDARAM A CONCRETIZAR O SEU GRANDE SONHOmaisBolseiro da Associação Sara Ca...Bolseiro da Associação Sara Carreira emociona: “Pessoas felizes não fazem mal aos outros”COM APENAS 12 ANOS, VALENTIM EMOCIONOU OS ESPECTADORES NO PROGRAMA "SEMENTES DO FUTURO" DA ASSOCIAÇÃO SARA CARREIRAmaisRita Raposo concorre ao “The V...Rita Raposo concorre ao “The Voice Portugal” em tributo a Maria João AbreuA NORA DE MARIA JOÃO ABREU PISOU PELA PRIMEIRA VEZ O PALCO DO "THE VOICE PORTUGAL"maisJogadores do Mirandela entram ...Jogadores do Mirandela entram em campo com cães abandonados para promoverem a adoçãoO SPORT CLUBE DE MIRANDELA ABRAÇOU A INICIATIVA DE LEVAR CÃES ABANDONADOS PARA DENTRO DE CAMPOmaisPrepara-te! Vêm aí temperatura...Prepara-te! Vêm aí temperaturas abaixo de zero grausNOVEMBRO TROUXE CONSIGO O MAU TEMPOmais"Feriado é amor": aproveita-o ..."Feriado é amor": aproveita-o com a nova música do WI-FI da RFM!COM UM FERIADO A CALHAR A UMA SEGUNDA-FEIRA, O WI-FI E A FILIPA LEMOS FIZERAM UMA MÚSICA ESPECIALmais
Top