“É preciso não esquecer… RFM no Fundão”

A RFM esteve esta quarta feira, entre as 17 e as 20h, no quartel dos Bombeiros Voluntários do Fundão, em direto e ao vivo, com Daniel Fontoura e com a repórter Ana Colaço,
Um mês depois dos incêndios do passado outubro, a RFM foi ao encontro do país ardido porque não queremos esquecer e não podemos virar as costas ao país!
Fomos JUNTOS COMO UM SÓ mostrar que a zona do Fundão merece a tua visita! Queremos que te lembres que, se visitares o Fundão e toda a zona à volta, também tu estás a ajudar a revitalizar esta parte do nosso país que ardeu.

Foi um final de tarde inesquecível num quartel que não parou - houve pelo menos 2 saídas para emergência hospitalar.

O programa começou, como não podia deixar de ser, com música. O comandante José Sousa faz parte do grupo cénico e com vários elementos cantou o que pode vir a ser um hino do corpo de bombeiros.Falámos da área ardida e do que se perdeu mas sempre com um olhar na reflorestação e na reconstrução.



O Fundão sabe receber muito bem - não só com os doces da D. Apolinária Formiga que nos trouxe fofinhos de Amêndoa e mel, bolo de azeite, filhós e muitas outras iguarias mas também pela hospitalidade da Natura Glamping. Um turismo diferente, feito em domus geodésicos, muito perto da aldeia de Alcongosta, mesmo no topo da serra da Gardunha.


Miguel Gavinhos, vice presidente da Câmara Municipal do Fundão falou da aldeia histórica Castelo Novo e das aldeias de xisto. Referiu também o Geo Caching - uma actividade praticada com a utilização de uma aplicação que nos pode guiar até encontrarmos mais de 140 caixas no concelho do Fundão. Gavinhos falou também da importância do sector empresarial na região. por isso há incentivos para os empresários que aqui se estabeleçam - basta comparar o preço das creches, da habitação, do estacionamento...

Ficamos a saber também que há uma Academia de código, que ensina programação aos mais novos, aos mais velhos e a quem quer mudar de vida. Rubin Opinião, por exemplo, trabalhava numa fábrica e meses depois de ter frequentado a Academia foi convidado a trabalhar numa multinacional.


Com os artigos da terra fazem-se festivais únicos: o "Míscaros, Festival do Cogumelo" realiza-se já este fim de semana em Alcaide, o da Cereja, que tem lugar em Alcongosta, em Junho, e o dos Chocalhos, que acontece na aldeia de Alpedrinha, em setembro.

Aprendemos com o Chef Duarte Batista a fazer arroz de míscaros e soubemos que há cogumelos comestíveis com o nome de boletos, frados, amanitas cesárias, cantarelos e tropetas da morte.

Quem também passou pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Fundão foram 2 diretores da Escola Profissional do Fundão, o Jorge Gambôa e o Luis Oliveira, que há uns anos ganharam um passatempo RFM e receberam o concerto Rock in Office com os Ezspecial. Ganharam com um vídeo que envolveu todas as pessoas da escola.

Foi uma emissão com sabor a pastel de nata de cereja e de castanha, com algumas crianças como a Lara, que faz parte da Escolinha de Bombeiros e que, com apenas 7 anos já sabe o que fazer em caso de incêndio, e que quando crescer quer ser ... bombeira.

Soubemos de história e vamos de coração cheio com o que aconteceu com o 2º comandante Hugo Silva e a mulher, que é também bombeira. Estavam à espera de um filho, que parece que esteve à espera que o fogo de 16 de agosto entrasse em fase de rescaldo no dia 22 para nascer precisamente nesse dia. O bebé Rodrigo também cá esteve.

A todos muito obrigada. A todos, até muito breve... porque há ainda muito para ver e descobrir aqui, no concelho do Fundão.


Quando puderes... vem ao Fundão, tens muito para fazer e visitar, como podes ver aqui ou aqui


Impossível esquecer a rota das cerejas e ainda espreitar aqui para saberes quando e como fazer o quê na zona do Fundão!


Preocupamo-nos com o nosso país, preocupamo-nos contigo!


Mais do que tocar músicas, tocamos pessoas e elas tocam-nos a nós!
 
Daniel Fontoura e Ana Colaço no Fundão