Já te aconteceu em Lisboa numa caminhada a pé, entre o Terreiro do Paço e a Casa dos Bicos, ver, à esquerda, um chafariz lindo com um palácio atrás, onde realça um terraço enfeitado com uma enorme buganvília? Ou virar numa pequena travessa apertada de Alfama e ver, ao fundo de uma viela, a entrada para uma edifício estilo neo-mourisco quase tirado de um conto de fadas?

O Palacete Chafariz d’el Rei, virado para o rio e bem no coração de Lisboa, construído em 1909, com interiores estilo arte nova brasileira, é uma agradável surpresa…um hotel de charme, com 6 suites, onde encontras um dos mais requintados brunchs de Lisboa!


Mandado construir pelos "brasileiros" João António e Augusto Vítor dos Santos em 1907, no local do antigo Palácio do Marquês de Angeja, (destruído pelo terramoto de 1755), sobre as estruturas do Chafariz d'El Rei, este palacete é um exemplar de arquitetura romântica revivalista, com elementos neo-árabes, neo-barrocos, neo-clássicos, vitrais e motivos arte nova. A partir de 1933, o edifício passou para a família de Armando Dias da Cruz, e em 1980, para Francisco da Cruz, que o arrendou.

Há cem anos chamavam-lhe "o palhacete" e a Câmara de Lisboa chegou a defender a demolição do "extravagante chalet" que "ofendia a estética" da cidade. No entanto, há dez anos, este edifício quase ao abandono foi transformado num hotel de charme. Hoje o Palacete Chafariz d’el Rei está em processo de classificação como imóvel de interesse municipal e é um dos edifícios que os turistas mais gostam de fotografar.


Mas se a fachada deste palacete é surpreendente e insólita, no interior o edifício reserva-nos ainda mais surpresas… com uma sala neo-clássica, portas em ferradura típicas da arte nova ao lado de elementos rococó, uma sala neo-árabe com elementos asiáticos, um terraço cheio de flores e um mirante com uma impressionante vista de 360 graus sobre Lisboa.

Para entrar no Palacete Chafariz d’el Rei é preciso dar a volta ao quarteirão, seguir pela travessa de São João da Praça e entrar pela porta do hotel.


À frente do palacete, na Rua Cais de Santarém, perto do Museu do Fado, está o Chafariz d’El-Rei construído em tempos muçulmanos e um dos mais antigos chafarizes de Lisboa. Conhecido no reinado de D. Afonso II como chamado Chafariz de São João da Praça dos Canos, foi no reinado de D. Dinis que recebeu o nome de Chafariz d’el Rei. Hoje, sem água e ao abandono, o Chafariz d’el Rei mantem o protagonismo especialmente graças ao palacete nas suas costas


O brunch no Palacete Chafariz d’el Rei é servido de quarta a domingo, das 12h às 20h.

Pão, Croissants, Queijos, Carnes Frias, Manteiga, Compotas, Taça de Fruta, Sumo Fruta

Escolha Ovos: com Espargos | com Farinheira | Simples | Estrelado

Escolha Acompanhamento: Salmão | Bacon | Tomate c/ Mozzarella

Escolha Bebida: Chás | Cafés | Chocolate Quente

1 Pax - €18,00 | 2 Pax - €26,00

site