Da próxima vez que pensares em fazer dieta, por exemplo depois do Natal, isto vai dar muito jeito, ou melhor é daquelas informações preciosas que devemos ter sempre ao pé do ouvido, principalmente naqueles momentos em que nos apetece abusar do sal, do açúcar, porque não substituir por outros temperos? A lista dos temperos mais saudáveis e que ajudam a emagrecer é esta:


Canela

A canela é diurética, melhora a digestão e reduz o apetite. Para além de ter bastante sabor, a canela também ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue.

Gengibre

O gengibre ajuda a reduzir o apetite e a controlar a ansiedade, também é bom para a azia e má digestão. Com o seu sabor apimentado, o gengibre é considerado uma planta medicinal que faz maravilhas pela nossa saúde.

Alho

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, no Egipto era utilizado na produção de vários medicamentos. As suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na idade média. Para além de tudo isto, também ajuda a emagrecer, reduz a retenção de líquidos e purifica o organismo, funciona como supressor do apetite.

Hortelã

A Hortelã ou Mentha Spicata para os amigos, é uma planta medicinal e aromática que ajuda a travar problemas digestivos. Só o cheiro da hortelã já ajuda a diminuir o apetite, para teres uma ideia. Tem propriedades antioxidantes e estimuladoras da imunidade.

Cravo

Este tempero é muito utilizado na cultura indiana e está entre os temperos que mais ajuda a emagrecer, porque acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias.


Salsa

A salsa é diurética e elimina toxinas do organismo. Esta erva originária do Mediterrâneo não dá só cor ao prato como também tem muitos benefícios para a saúde, reforça o nosso sistema imunitário e ajuda a emagrecer.

Mostarda

A mostarda acelera o metabolismo muito, até 25%. É também termogénica ajuda a queimar a gordura sem esforço. Também há mostarda em pó, que faz o mesmo efeito.

Coentros

Muito utilizados na cozinha Portuguesa, os coentros fazem parte da dieta mediterrânea e são conhecidos porque aceleram o nosso metabolismo e ajudam a emagrecer.

Pimenta preta

Para além de realçar o sabor dos alimentos, a pimenta queima muitas calorias e ajuda a emagrecer.

Oregãos

É uma das ervas aromáticas mais populares na cozinha Portuguesa e combina bem com quase todos os elementos, tem uma grande quantidade de antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento. É diurético e por isso facilita também na eliminação de gorduras.

Pimenta Caiena

Há quem a considere a rainha das ervas, tal é o poder desta pimenta, estimula a digestão, ajuda contra a má circulação sanguínea e elimina toxinas no organismo. Para além de reduzir a fome e acelerar o metabolismo.

Açafrão

O açafrão também conhecido como curcuma, para além de ter uma função reguladora do organismo, também ajuda a queimar gorduras.

Depois desta lista maravilha, já não há desculpa para não ires para a cozinha, usa e abusa dos temperos, se quiseres emagrecer e bem.