O que é que têm em comum Ary dos Santos, Paulo e Miguel Portas, D. Manuel Clemente, Aurélio Carlos Moreira, Isabel Stillwell, João Braga, António Horta Osório, Miguel Coimbra e Kasha dos D.A.M.A?…

O que é que têm em comum José da Câmara, Ana Sofia de Carvalho, António Pires de Lima, José João Zoio, Ricardo Araújo Pereira, João Vale e Azevedo, Luís Norton de Matos, Miguel Souza Tavares e Paulo Branco?

Todos eles andaram no Colégio S. João de Brito!...


“Nunca voltes ao lugar onde já foste feliz” canta Rui Veloso nas “Regras Da Sensatez”, mas esta máxima não se aplica a quem andou no S. João de Brito porque quase todos os que lá andaram, não só voltam, como tentam que os filhos vivam a mesma experiência com que cresceram neste colégio dos jesuítas em Lisboa.

Este é também provavelmente um dos colégios com uma associação de antigos alunos com maior número de associados e simpatizantes.

Fundada em 1981, a associação de antigos alunos do Colégio S. João de Brito mantém em contacto milhares de ex alunos e promove, todos os anos, precisamente a 8 de dezembro, um dia de regresso ao colégio, em que distingue as turmas que abandonaram o colégio há 50 e 25 anos.


Em 1947, quinze anos depois dos jesuítas regressarem a Portugal, a Companhia de Jesus abriu um novo colégio em Lisboa adquirindo a quinta e o solar da família Stromp, no Lumiar.

Inspirado na pedagogia e na espiritualidade inacianas, o Colégio São João de Brito nasceu com a missão de “Com excelência, formar homens e mulheres para os outros e com os outros”

Tem sido assim, sob o lema “educar para servir”, num ambiente saudável, aliando a ciência ao desporto e à humanidade, o colégio formou nos últimos 70 anos milhares de alunos que recordam como felizes os anos que passaram no colégio.


Quem não se lembra do irmão Diniz que, durante anos tentava impor alguma ordem nos bárbaros que o referiam como “cágado”, das aulas de físico química do bondoso e distraído Pe Pacheco, submetido às patifarias e ao ridículo de gerações sucessivas de alunos, das aulas embaladoras de português e filosofia do Professor Leão?

Quem não se lembra da terrível professora Maria de Lurdes a quem chamavam "rata", das queridas Nani e Dalila, dos puxões de orelha do Pe Caria, dos carrinhos do Pe Ferreira da Silva, dos jogos de futebol com o Pe Lucídio, da boa disposição permanente do Pe Alberto Sousa , das abelhas do sr Alves, do sr Jesuíno - "mago dos audiovisuais" e das vitórias das equipas femininas de volley treinadas pelo Pe Paiva?

Quem não se lembra dos passeios ao Baleal, dos retiros no Rodízio, em que todos aproveitavam para disparatar, das associações de estudantes em que Paulo Portas já liderava listas?

Quem não se lembra das festas das famílias em que se estrearam futuros comunicadores e músicos como Mário Carneiro, João Paulo Sacadura, Zé da Câmara, João Só e em que, até Rui Veloso chegou a dar uma ajuda como "técnico de som" quando os seus filhos, Manuel e Maria, andavam no colégio?


Em 1947, a primeira turma tinha apenas 15 alunos, entre os quais o poeta José Carlos Ary dos Santos, depois as turmas foram aumentando.

Em 1975, quebrando a tradição e abrindo uma “nova dinâmica” na vida do S.João de Brito, o colégio passou a ser misto.

As novas alunas entraram, primeiro apenas para o 1º ano do preparatório (atual 6º ano) e 1º ano do complementar (actual 10º ano ). Isabel Stillwell e Teresa Lage foram duas das 18 alunas que entraram nesse ano para o complementar e que, mesmo gerando divertidas hesitações de professores e as alterações logisticas, foram muito bem recebidas

Nesse ano, com a chegada de novas alunas, o mítico anuário do colégio ganhou tornou-se ainda mais um livro de leitura obrigatória!


Publicado pela primeira vez em 1950, o anuário do Colégio S. João de Brito foi sempre uma " ferramenta essencial", uma espécie de antecessor do facebook – uma publicação anual para a qual, todos os anos, todas as turmas posam nas escadas do colégio para a fotografia e onde é possível encontrar as moradas e contactos e aniversários de todos os alunos.


Para quem perdeu os anuários, em 2005, o ex aluno e antigo RFM Joaquim Cannas, reuniu, num volumoso livro, a história e informação de 47 anuários com os nomes e as fotografias de todos os alunos de 1947 a 1997. Entre os milhares de nomes que lá encontras estão ex RFMs como o João Paulo Sacadura, Joaquim Cannas, actuais como a Teresa Lage, a wedesigner Rita Kemp, a jornalista Cristina Nascimento, e ainda Zé da Câmara e Aurélio Carlos Moreira da Rádio Sim!

Se andaste no S. João de Brito, é no catálogo " Antigos Alunos do Colégio S. João de Brito" que podes ver as fotografias de todos os que andaram no colégio e recordar algumas memórias.