Dia 6 de janeiro é o dia em que acabam as festas natalícias e é também altura de desmontar todas as decorações de Natal que tanta cor e tanto brilho deram às nossas casas, lojas, ruas, escritórios, empresas e a muitos outros espaços, desde novembro do ano passado.

Diz a tradição que, por esta altura do ano, chegaram a Belém 3 reis magos. Quem foram, afinal, estes reis, o que levaram a Jesus e o que é que simbolizam esses presentes?


"Mago" queria dizer, para os povos do Oriente, sábio ou erudito. Foram 3 os eruditos que chegaram, alguns dias depois de Jesus ter nascido, a Belém, seguindo uma estrela.


Belchior, ou Melchior, representava a raça europeia e diz-se que descendia de ‘Jafé’. Gaspar representava a raça asiática e diz-se que descendia de ‘Sem’ e Baltasar representava a raça africana e diz-se que descendia de ‘Cam’.


‘Jafé’, ‘Sem’ e ‘Cam’ foram os 3 filhos de Noé que representavam as 3 partes do mundo, então conhecidas, e as 3 raças que terão povoado a Terra, depois do dilúvio.


Cada um dos 3 reis magos ofereceu um presente a Jesus com um significado específico.


Belchior ofereceu ouro para representar a nobreza de Jesus. Gaspar deu incenso, representando a divindade de Jesus. Baltasar ofereceu mirra, uma erva amarga, para simbolizar o sofrimento que Jesus viria a enfrentar.


Jesus foi assim, através dos 3 presentes, homenageado pelos 3 reis magos como Rei, como Deus e como Homem.


Esta forma de oferecer presentes, que simbolizam coisas, é na verdade a forma como devemos olhar para a troca de presentes na época do Natal que se estende até ao dia dos Reis, 6 de janeiro, ou seja, estar presente na vida dos outros através de um presente com significado.