Goza o teu dia seja ele qual for e em que língua for... mesmo quando se chamam "feiras"!

Nós, em português, temos feiras e números para os nomes dos dias da semana, em vez de Lundi, Martes, Wednesday, Donnerstag, Vendredi, como em tantas outras línguas,

Qual é a razão para os dias corresponderem a números seguidos da palavra “feira”?
Antes da cristianização, os povos usavam nomes de deuses pagãos, também da lua e do sol, para designar os dias como, por exemplo Monday, o dia da lua, ou Mercredi, o dia do Mercúrio.
O uso de números para a contagem dos dias da semana deve-se à influência do cristianismo que vingou no nosso país e não teve sucesso nos outros, afastando da nossa língua os nomes de deuses pagãos para designar os dias.
Na Idade Média, os documentos registavam (ainda que raramente) os dias da semana como segunda, terça, quarta… e acrescentavam a palavra “feria” com o significado de oração litúrgica. Faziam-no desta forma, por exemplo, “o 4º dia depois de sábado é a “feria quarta” a que os pagãos chamam dia Mercúrio…"
Dizia-se “feria secunda”, “feria tertia”… Depois, a evolução do latim até ao português tratou da respetiva transformação para segunda-feira, terça-feira… Já agora, dizemos “segunda-feira” porque a semana começa ao domingo. Este, sim, o primeiro dia da semana.

E o teu preferido continua a ser sexta-feira, certo?!