Acontecem-nos coisas esquisitas para as quais gostamos de conhecer as razões. Se para algumas é possível saber, já para outras, menos. Na verdade, algumas não passam de mitos e acasos.


Ficamos, por exemplo, do nada, com uma orelha a escaldar. Há dias, em que, sem razão aparente, nos caem ao chão várias coisas muitas vezes… Enfim, ocorrem-nos, por coincidência ou não, várias situações todos os dias que, diz-se, têm os seus “estranhos” significados!


Orelhas a escaldar

Orelhas quentes e encarnadas: alguém está fofocar sobre nós.
Se for a orelha direita, estão a falar bem.
Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal. Neste caso, se tocares com o dedo indicador na orelha esquerda, ligeiramente molhado da tua saliva, quem está a dizer mal de ti, morde a própria língua. A outra possibilidade é morder a gola da tua camisa ou da t-shirt e quem está a fofocar mal de ti, morde também a língua!


Porque é que ficam as orelhas quentes?

Seja como for, para além dos "significados", as orelhas ficam quentes e às vezes encarnadas, porque – diz quem sabe – estão revestidas por uma pele muito fininha e possuem muitos vasos sanguíneos. Então, sempre que estes dilatam é visível o roborizar, por um lado, e o aumento da sua temperatura, pelo outro. Esta vasodilatação das orelhas pode dever-se a várias situações. Uma delas pode ser porque se está ao telefone durante muito tempo, uma outra pode ter a causa em momentos de stress que provocam a dilatação dos vasos num local específico do corpo – que pode ser numa orelha ou nas duas – ou em todo o organismo.



E depois, há ainda vários "significados" para as ditas outras coincidências que nos acontecem.


Dizer o nome trocado
Quando estás a falar com alguém e dizes o nome de outra pessoa, que não está presente, essa pessoa está a pensar em ti.


Dedinho
Quando somos muito intuitivos (ou nos contam muitas coisas) temos "um dedinho que adivinha" e é o dedo mindinho da mão.


Falar ao mesmo tempo
Quando tu e outra pessoa dizem rigorosamente a mesma coisa, ao mesmo tempo, dizem “não morremos hoje nem daqui a um ano!” Atualmente diz-se, nesta mesma situação, “gémeas” ou “gémeos”.




Coisas que caem ao chão

Quando sistematicamente a mesma coisa te cai ao chão, parece que alguém, que nos ama muuuuito, quer persistentemente falar connosco… mas não liga, pelos vistos, para o telemóvel.

Quando estás a comer qualquer coisa e te cai da mão, ao chão, é porque alguém está com vontade de comer aquilo que estás a comer.



Beber do mesmo copo
Quando bebes do mesmo copo de outra pessoa, diz-se que essas pessoas ficam a saber os segredos uma da outra.


Aranha
Ver uma aranha é dinheiro fresco que vem a caminho e não se pode matar a aranha.

Avesso
Quando vestes, sem querer, qualquer coisa do avesso quer dizer que vais ter um presente.