"Encaixado" entre Alfama e o Parque das Nações, Marvila já foi apelidada pelo Jornal “ El País” como o “ Bairro secreto de Lisboa”

Marvila era, nos anos 60, uma sala de entrada em Lisboa para as populações que vinham do campo. Era pela estação de Braço de Prata que chegavam, para trabalhar nas fábricas de sabão, do tabaco, do vinho, dos fósforos ou do armamento militar, milhares de pessoas. Depois, nas décadas de 1980 e 1990, este centro industrial foi sendo desativado e, agora, são os criativos quem se instala nos velhos edifícios desta zona oriental de Lisboa, recuperando-os e dando-lhes uma nova vida e cultura. Hoje nas antigas fábricas recuperadas encontramos alguns dos restaurantes, cafés, lojas e galerias mais "cool" da capital!



Como na RFM não queremos que não percas nada do que de melhor Lisboa tem para oferecer, mostramos-te aqui alguns dos restaurantes de Marvila que nos maravilharam!



El Bulo Social Club

Praça David Leandro da Silva 9 A

El Bulo Social Club é o novo restaurante do Chef argentino Chakall. El Bulo significa “a minha casa” em argentino. …e esta é uma casa lindíssima - um espaço único em Lisboa onde funcionava um armazém de vinhos e onde se colavam rótulos nas garrafas de marcas como Valdor, Vale da Parra e Sanguinhal.



O armazém tem um pé direito enorme e, para o decorar, Chakall convidou artista plástico António Garcia, a quem pediu motivos relacionados com a cultura da América Latina. O resultado foi um painel de cores fortes, imagens de Nossa Senhora de Guadalupe, várias caveiras mexicanas e cadeiras forradas com padrões vivos. A ementa que o Chef diz que é “simples”, inclui empanadas e carnes argentinas, ceviches, alfajores e alguns pratos com influências de vários países como o bacalhau com pak choy e puré de grão ou o polvo com esparregado de banana.



Refeitório Senhor Abel

Praça David Leandro da Silva 5

Na lindíssima Praça David Leandro da Silva, no coração de Marvila, nos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca abriu um dos mais originais e mais novos restaurantes desta zona de Lisboa - O “Refeitório Senhor Abel”



Aqui funcionava a Sociedade Comercial Abel Pereira da Silva, um dos maiores comerciantes de Lisboa, dono de uma cadeia de mercearias de bairro espalhadas pela cidade e de estabelecimentos frequentados por exemplo, na baixa, por Fernando Pessoa. Neste edifício imponente de 2 andares, de traça industrial, com grandes janelas rasgadas para a rua que esteve ao abandono quase 30 anos, funcionavam uma taberna, os escritórios e o refeitório da sociedade. Foi aqui, ao lado do El Bulo, que o Chef argentino Chakal abriu mais um restaurante em Marvila, desta vez um restaurante "italiano genuíno" de pizzas e cocktails. A decoração deste “refeitório”, com livros flutuantes e árvores de madeira com folhas de papel, foi inspirada em Fernando Pessoa. O espaço inclui ainda o Heterónimo BAAR que tem, atrás do balcão o autor do “Melhor cocktail de 2017”.



Aquele lugar que não existe

Rua do Açúcar 89

Este é sem dúvida um dos mais bonitos e misteriosos restaurantes de Lisboa. Não aparece referido em lado nenhum, não existe nas redes sociais, nem nos sites de restaurantes, não tem o nome à porta e quando, ligamos para o numero que nos foi dado por amigos, para reservar mesa e perguntamos se fala “Daquele lugar que não existe” dizem-nos que não. Este é um restaurante para ser frequentado apenas por amigos e por pessoas a quem tenha sido passada a palavra.

A decoração é também criativa e original e inclui lustres, mesas de snooker, prateleiras tortas ...e um forno a lenha. O menu é composto por comida indiana e pizzas exóticas!




Dinastia Tang

Rua do Açúcar 107

Num antigo armazém de vinho este não é um restaurante chinês vulgar. Além da excelente comida chinesa aqui o ambiente e a decoração foram também pensados ao pormenor.



Café com Calma

Rua do Açúcar, 10

Neste pequeno café/restaurante, além de bolos e petiscos encontras aqui ao sábado um dos mais concorridos brunches de Lisboa



Fotos de Teresa Lage