Será que existe a mítica relação entre “canhotos/alta inteligência” e “destros/inteligência mediana”?

Será que os canhotos são mais inteligentes porque o mundo lhes é adverso e têm de se esforçar mais para superar contrariedades, como abrir o puxador da porta claramente montado para ser aberto por destros ou cortar com tesouras e facas com o gume da lâmina para cortar à direita?

Ou será que são os destros mais inteligentes porque o mundo lhes é facilitador e têm mais tempo para desenvolver a sua audácia noutros assuntos?

CANHOTOS VS DESTROS… quem ganha em audácia, habilidade e destreza?



Antes de mais: A lateralidade não se esgota na mão que escreve! Há quem use o pé esquerdo para chutar, o olho esquerdo no binóculo e o ouvido esquerdo para escutar atrás da porta. Ou seja, parece que ser canhoto não é só de mão, mas de tudo o que é usado pelo lado esquerdo do corpo!


Diz-se que, na população de todo o mundo, 10% são canhotos. Estamos a falar de cerca de 700 milhões de pessoas que escrevem, pintam, chutam, tocam, jogam, pegam no rato à esquerda, entre muitas outras ações.

Pensa-se que todos os outros – os supostos 90% de destros – possam não ser “puros”, ou seja, há muita gente que escreve com a mão direita mas é “canhoto” noutras atividades que não são a escrita.

Canhotos e destros batem palmas de forma diferente, por exemplo.


Certo é que ganhamos, nos primeiros anos de vida, maior habilidade com a mão esquerda ou com a mão direita. Até a lateralidade estar definida, há crianças que chegam a parecer ambidestras.

Mais: nas ecografias, há fetos que mostram, ainda na barriga das mães, já uma preferência por chuchar no dedo da mão esquerda ou no da direita.



A explicação clássica diz que, no século 19, neurocirurgiões identificaram, no hemisfério esquerdo do cérebro, uma área que desempenharia um papel primordial na produção da fala e na compreensão da linguagem. Assim, os destros, que são a maioria, processam a linguagem no lado esquerdo. Com os canhotos ocorreria o inverso: a linguagem é processada no lado direito do cérebro.



A ciência diz ainda que cada pessoa tem um hemisfério que predomina no seu cérebro. Os destros têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto os canhotos têm o hemisfério direito a predominar.
Segundo os cientistas, o lado esquerdo de cérebro está associado ao processamento da linguagem falada e escrita; o lado direito, à perceção e à criatividade.



Sucede que uma outra pesquisa, conduzida por cientistas da Alemanha, Holanda e África do Sul, leva a uma conclusão diferente sobre as causas da preferência pela mão direita ou pela esquerda. De acordo com estes cientistas, é na medula que está esta causa e não no cérebro.
Acredita-se também que pode haver uma influência genética para se ser canhoto ou destro.

Também se diz que a facilidade para desempenhar determinadas tarefas tem uma relação com o facto de sermos destros ou canhotos.

Quanto aos ambidestros, correspondem a 1% da população mundial e são todos aqueles que têm tanta habilidade com a direta como com a esquerda. Também é verdade que muitos canhotos se tornam ambidestros, porque, tendo nascido com mais habilidade à esquerda, treinam a direita. Ser ambidestro é essencialmente importante nos desportistas com desempenhos, por vezes, muito acima da média.



Ao longo dos anos, muitas têm sido as investigações e os estudos feitos sobre a razão de se ser canhoto ou de se ser destro e se canhotos ou destros são mais inteligentes do que os outros, mas não há consenso.

Diz-se que os canhotos são mais criativos e geniais nas suas tarefas e atividades. Têm também mais dons artísticos na música e em outras artes e destacam-se muito no desporto sobretudo em atividades de 1 contra 1, como o boxe, o ténis ou o judo.

E os destros? Destacam-se em todas as outras áreas...?



Conheces histórias de canhotos ou de destros? Achas que os destros são mais inteligentes ou são os canhotos os mais astutos? Envia para cenasparvas@rfm.pt!