Estamos em pleno Festival RTP da Canção e em plena euforia porque, pela primeira vez, somos o país anfitrião. A primeira semi final realizou-se este domingo, em jeito de gala, com Jorge Gabriel e José Carlos Malato a apresentarem e Inês Lopes Gonçalves de serviço à sala onde estavam os concorrentes com os respectivos compositores e letristas.

Entre algumas baladas que lembravam a música doce com que Salvador e Luísa Sobral venceram o Eurofestival o ano passado, há uma que se destaca por ter sido composta pelo próprio Salvador mas cantada por um "descontraído" Janeiro.

Tão descontraído... que acabou por protagonizar o momento do festival que está a viralizar nas redes sociais.

Uma das edições gráficas mais giras do momento entre Janeiro e Inês Lopes Gonçalves é a do nosso Rodrigo Gomes:


Mas este festival fica também marcado por um erro na contagem dos votos. Feita a prova dos 9, quem passa para a final são:
Peu Madureira, com "Só por ela", 22 pontos (10 júri e 12 televoto), Janeiro, com "sem título", 16 votos (12+4), Catarina Miranda, "Para sorrir eu não preciso de nada", 16 pontos (8+8), Anabela, "Para te dar abrigo", 13 pontos (3+10), Joana Barra Vaz, "Anda estragar-me os planos", oito votos (7+1) e Joana Espadinha, "Zero a Zero", com sete votos (2+5). Acresce o repescado Rui David, "Sem medo", sete pontos (2+5).

A final do Festival RTP da Canção está marcada para dia 4 de março e vai ser transmitido em direto a partir de Guimarães. Para além das 14 finalistas, a final terá um tempo de homenagem a Simone de Oliveira e às Doce.

Sabe mais sobre o festival aqui