Sabias que Com_paixão (Mercy), o filme de … que estreou com a RFM é baseado numa história verdadeira?

Protagonizado por Colin Firth, “Com_ Paixão” conta a terrível odisseia do velejador Donald Crowhurst - uma viagem que chocou a Grã Bretanha no final da década de 1960

Em 1968, o jornal britânico “Sunday Times” promoveu a “primeira corrida de circum-navegação sem paragens de um só navegador”. O prémio de 5 mil libras seria atribuído ao velejador mais veloz. Para participar os concorrentes tinham de partir antes de 31 de outubro de 1968 para se protegerem da fúria de um inverno no mar alto



Entusiasmado com o desafio Donald Crowhurst, um homem de negócios de 36 anos, da cidade britânica de Teignmouth, pai de 4 filhos e dono de uma empresa de produtos eletrónicos ligados à navegação marítima, decidiu inscrever-se. Patrocinado por uma empresa local, Crowhurst mandou construir um trimarã – o barco mais rápido da época que batizou de Teignmouth Electron. Para poder ter o barco, Donald teve de se comprometer a, caso não vencesse, comprar de volta a embarcação no regresso, uma aquisição que o obrigaria a hipotecar tudo o que tinha. Como a construção do barco se atrasou foi assim, com o Teighnmouth inacabado que Donal Crowhurst partiu a 31 de Outubro.



A principio viagem parecia não estar a correr bem, mas ao fim de algum tempo, as noticias que chegavam, e eram divulgadas em todo o país pelo seu assessor de imprensa, começaram a relatar grandes progressos.

No entanto, a bordo do Teighnmouth Eletron, a realidade era bem diferente. O barco metia agua, sofria avarias e Donald sozinho e desesperado, cada vez mais longe da sua rota, percebeu que nunca conseguiria fazer a viagem. Foi assim que este velejador inexperiente decidiu começar a escrever um livro de bordo alternativo, falsificando as suas coordenadas…pensando que a sua única hipótese de voltar são e salvo seria a de apanhar os outros no regresso porque,se chegasse em último, ninguém lhe daria muita importância.



No entanto, ao fim de 9 meses de corrida, já com apenas 2 concorrentes em prova, Donald Crowhurst começou a ser anunciado como vencedor!

Sem conseguir desabafar com a família, ao receber mensagens de parabéns pela rádio, Crowhurst entrou em pânico e foi tomado de um enorme sentimento de culpa, percebendo que, quando regressasse, a sua família seria humilhada e desonrada porque todos saberiam que a sua viagem tinha sido uma fraude.



Donald Crowhurst nunca voltou. A sua ultima frase no diário de bordo foi no dia 1 de Julho de 1969 “ Está tudo acabado. Misericordia. O meu jogo chegou ao fim . A verdade vai ser revelada

Nove dias depois,Donald de ter escrito estas palavras, um barco da marinha britânica encontrou o Teignmouth ­Electron à deriva no Atlântico com 3 diários de bordo, comida e agua mas sem vivalma.

À beira da loucura, pensa-se que Donald terá saltado para o Mar dos Sargaços mas o seu corpo nunca foi encontrado.


Os filmes, gravações e escritos que Donald deixou a bordo serviram para ajudar a contar a sua história no documentário Deep Water e agora o filme “Mercy” nos cinemas com a RFM