Prepara-te! Estes próximos dias vão ser de tostar!

As temperaturas vão subir para lá do razoável, principalmente para quem mora na Amareleja, onde até vai dar para fritar um ovo na estrada, com os 47º graus previstos.

Os avisos são mais do que muitos, desde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera até à nossa mãe: “Olha que vai estar muito calor! Põe protector solar, chapéu e óculoooos!”.


Mas mesmo assim queremos deixar-te aqui algumas dicas para arrefeceres mais rapidamente.

Primeiro que tudo: bebe água, mas água, ok? Nada de sumos com muito açúcar, nada de bebidas alcoólicas, não! Se possível, opta por sumos de fruta naturais. Como já dizia, a minha avó: “só a água mata a sede”.

Se estiveres em casa, fecha tudo: estores, persianas, cortinas, janelas, tudo para conseguires um bom isolamento e ficares com a casa fresquinha, fresquinha… Fecha tudo mas deixa a janela um pouco aberta para respirar.

Se aquele suor chato ainda persistir liga uma ventoinha e se isso não for suficiente, coloca um balde de gelo em frente ao aparelho, para que o ar arrefeça ao passar por ele.

Ao final do dia, início da noite, abre então as janelas, os estores, as persianas e as cortinas e deixa o ar circular pela casa.

Em dias como estes, de muito calor, se andares pela rua, vai sempre pela sombra fresquinha e usa roupas leves, claras e soltas. O borrifador de água que tens lá em casa, para regar as plantas, é nestes dias o teu melhor amigo. Anda sempre com um.

Não te esqueças do chapéu e dos óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB. Nas horas de maior calor, especialmente entre as 11h e as 17h, evita a exposição direta ao sol. Escolhe antes uma bela esplanada ou um ambiente climatizado.

A Direcção-Geral de Saúde lembra-te ainda que nestes dias devemos ter especial cuidado para com as crianças e idosos, pois ficam mais vulneráveis ao calor. E os teus animais de estimação também, tem os mesmos cuidados com eles: dá-lhes muita água e muita sombra e não os deixes no carro.

Ah! E não te esqueças, se fores viajar de carro, escolhe fazer a viagem nas horas de menor calor. Se vires que a temperatura do motor está alta, nem arrisques andar. Encosta, desliga o motor e tem paciência…

Alguma dúvida, a Polícia de Segurança Pública ajuda-te no que fazer nestes dias, recorrendo aos emojis: