A Star is Born – o renascer de uma das grandes histórias de sucesso de Hollywood

“Assim nasce uma estrela”, realizado e protagonizado por Bradley Cooper e Lady Gaga que estreia dia 11 de Outubro com a RFM, não é o primeiro filme inspirado no tema – A star is born.

Esta história, sobre encontro de uma estrela em declínio com uma nova estrela, já foi contada no cinema 3 vezes desde os anos 30 e sempre com um enorme sucesso!



"Nasceu uma estrela" - A Star is born 1937

"Assim nasce uma estrela" de Bradley Cooper e Lady Gaga assinala o regresso de uma história contada pela primeira vez no cinema em 1937, pelo realizador William A. Wellman, com Janet Gaynor e Fredric Marc como protagonistas – a história de Esther Blodgett, uma jovem com o sonho de entrar para o showbiz.




Esther vai para Hollywood à procura de um lugar de figurante mas é a servir à mesa numa festa que chama a atenção do ator Norman Maine, um ator famoso cuja carreira caiu na desgraça devido a problemas de alcoolismo mas de quem é grande admiradora.

Norman consegue que Esther chegue a protagonista do filme “The Enchanted Hour” que faz dela uma estrela... enquanto os espectadores continuam a perder o interesse em Norman.

Norman pede Esther em casamento e a nova atriz aceita quando ele prometer parar de beber….mas Norman não consegue e Esther decide desistir de sua carreira para se dedicar à sua reabilitação. Norman a ouve-a discutir o seu plano com o manager e ...suicida-se no Oceano Pacífico.



"Assim nasce uma estrela" - A Star is born 1954

Em 1954 “A Star Is Born” regressou com o realizador George Cukor, Judy Garland e James Mason e um filme considerado um dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos. Este foi o regresso de Judy Garland ao cinema após quatro anos de ausência, no primeiro musical e também primeiro filme colorido deste realizador.



A história é semelhante à de 1937- Norman Maine (James Mason), ator de cinema decadente e alcoólico, conhece Esther Blodgett (Judy Garland), que se torna numa grande estrela e muda de nome para Vicky Lester. Sem estofo para aguentar a sua derrota enquanto a mulher triunfa como artista, Norman refugia-se na bebida e acaba com a carreira da mulher.

Além de uma espetacular banda sonora, o filme recebe seis nomeações para os Óscares, incluindo melhor ator e atriz.




"Nasce uma estrela" - A Star is born 1976

Em 1976 a terceira versão de “A Star Is Born” é um drama musical americano dirigido por Frank Pierson com Kris Kristofferson e Barbra Streisand

Lançado como um drama em 1937, e depois refilmado em 1954 como um musical, em 1976 "A star is born" regressa baseado no roteiro original de 1937, escrito por William A. Wellman e Robert Carson. Agora John é uma estrela rock que se envolve romanticamente com Esther, uma cantora principiante que John ajuda a lançar. No entanto , à medida que Esther se vai tornando também uma estrela, John começa a cair em desgraça devido ao abuso de álcool e drogas. Esther tenta retribuir a ajuda, mas a situação acaba prejudicando definitivamente o relacionamento dos dois.



A versão de Pierson foi um grande sucesso nos anos 70. Além de consagrar várias canções de Barbra Streisand, principalmente “Evergreen” que ganhou o grammy de melhor canção de 1978," A star is born" levou ainda para casa o globos de ouro de melhor filme musical ou comédia, melhor atriz (Streisand), melhor ator (Kristofferson), melhor banda sonora (Paul Williams e Kenny Ascher) , melhor canção original. Venceu o Óscar de melhor canção original (Evergreen, de Streisand e Paul Williams) e foi nomeado para os prémios da academia de melhor fotografia (Robert Surtees), melhor som (Robert Knudson, Dan Wallin, Robert Glass e Tom Overton) e melhor banda sonora (Roger Kellaway).



"Assim nasce uma estrela"- A Star is born 2018

Escrito, realizado e interpretado pro Bradley Cooper (ator já nomeado para 4 Oscares) e por Lady Gaga – (cantora também já nomeada para um Oscar e que agora se estreia como protagonista numa longa metragem), o novo "A Star is Born" conta-nos a a trágica história de amor de Jackson Maine ( Cooper), um músico consagrado que descobre – e se apaixona – por Ally (Lady Gaga), uma artista em dificuldades que tinha desistido de realizar o sonho de ser cantora até que Jack a ajuda a chegar aos grandes palcos e ao estrelato. Mas enquanto a carreira de Ally descola, a relação entre os dois começa a deteriorar-se, ao mesmo tempo que Jack luta contra os seus próprios fantasmas.

“Assim nasce uma estrela” – a Star is born -tem estreia marcada em Portugal a 11 de Outubro.


  • Partilha:

Top