Onde está afinal a coroa de Portugal?

Ana Margarida Oliveira

A coroa de Portugal está literalmente na cabeça da Nossa Senhora da Conceição. Vamos recordar isto mesmo, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

A Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira e a Rainha de Portugal.
Porquê? Porque o rei português D. João IV coroou a Nossa Senhora da Conceição, colocando efetivamente a sua coroa na imagem da Santa.

Vamos um bocadinho atrás!

D. Nuno Álvares Pereira – que era devoto à Virgem Maria – mandou construir a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, porque a Nossa Senhora correspondeu às suas preces nas batalhas de Atoleiros (1384), de Aljubarrota (1385) e de Valverde (1386) e encomendou uma imagem da Santa Imaculada a Inglaterra para colocar na igreja.


Desde então, Portugal dedicou a Nossa Senhora da Conceição a sua devoção. Foi, porém, após a restauração da independência, em 1640, que, ao tomar o trono de Portugal, D. João IV coroou a Nossa Senhora da Conceição com a sua própria coroa.



Nas cortes de março de 1646, D. João IV proclamou Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal e a verdadeira Soberana do país. Assim, desde este dia, mais nenhum rei ou rainha puderam, podem ou poderão usar coroa nas suas cabeças. Esse privilégio é da Nossa Senhora da Conceição.



No dia 8 de dezembro, celebra-se o dia da Imaculada Conceição, evocando a virtude da Virgem Maria que foi concebida sem marca de pecado, sendo, por isso imaculada.

Se ainda não conheces, vai até Vila Viçosa. Vais gostar!


  • Partilha:

Top