A RFM é, de novo, a marca de meios de comunicação social com maior reputação em Portugal. Esta é a conclusão do estudo Global RepScore Pulse, realizado pela OnStrategy.

Este é mais um excelente resultado obtido pela RFM que confirma o trabalho desenvolvido pela equipa da rádio das Grandes Músicas e a sua forte ligação aos ouvintes. É, por isso, a ti que agradecemos esta distinção.

Outra das conclusões deste estudo é que os portugueses valorizam cada vez mais as marcas nacionais. Se há um ano apenas duas marcas nacionais figuravam nos níveis de excelência, Delta e Vista Alegre, a edição 2019 deste estudo anual de posicionamento e reputação de marcas vê a Seleção Nacional de Futebol, Mimosa e Luso entrarem no patamar mais elevado do Global RepScore Pulse.

Relativamente à crescente confiança em marcas portugueses, Pedro Tavares, CEO e Partner da OnStrategy, revela que “Melhorando os indicadores de reputação nacional, os cidadãos tendem a valorizar as marcas que mais lhes tocam o coração e o nacionalismo, sempre e quando a exposição a risco de crises seja pequena”.

Para além da RFM, que lidera o setor da Comunicação Social, o estudo revela, ainda, as marcas com os níveis de reputação mais elevados nas diversas áreas. WhatsApp (Tecnologia), Vista Alegre (Bens Industriais), Seleção Nacional de Futebol (Desporto), Michelin (Automóvel), Ikea (Retalho Geral), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), L’Oréal (Bens de Grande Consumo), McDonald's (Retalho Alimentar), Pestana (Turismo e Lazer), Galp (Energia), Via Verde (Mobilidade), VISA (Cartões de Crédito), Lego (Brinquedos), Novartis (Farmacêutico), Fidelidade (Seguros), Vodafone (Telecomunicações), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Santa Casa (Apostas Desportivas), Santander Totta (Banca), Levi’s (Retalho Têxtil), Rolex (Bens de Luxo), TAP (Aviação), CTT (Serviços Logísticos), Vieira de Almeida (Serviços Legais e Advocacia) e, por fim, Teixeira Duarte (Construção e Engenharia) são, em 2019, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

A OnStrategy assina o Global RepScore Pulse, que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 500 marcas em Portugal. Elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre durante as 52 semanas do ano, o estudo é representativo da sociedade portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, performance de negócio e financeira, governo e ética, liderança e visão) e os comportamentos consequentes à reputação.

A ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros, e está inteiramente focada na quantificação e maximização do valor dos ativos tangíveis e intangíveis, resultado de metodologias robustas e reconhecidas internacionalmente que são sustentadas por uma profunda compreensão do ambiente económico, político e social, e em particular dos vários setores/ indústrias que constituem o tecido empresarial.

Fundada em 2009, a ON STRATEGY tem como principal objetivo criar e gerir valor para os seus clientes, atuando em Portugal, Espanha, Reino Unido e Países da CPLP, desenvolvendo relações de parceria com instituições globais, líderes, independentes, certificadas e especialistas em disciplinas de excelência.