Atirou moedas para o motor de um avião para dar sorte!

Paulo Pereira

Se calhar importa começar esta história por um breve resumo de algo que quase todos já fizemos, embora quase ninguém saiba bem porquê: atirar moedas para dentro de uma fonte, na esperança que a boa sorte nos calhe.

WHAT!? Que sentido é que isto faz? Ok, quase nenhum. Até porque ninguém sabe ao certo como nasceu a tradição. Ao que parece o ritual teve origem em Roma, na famosa Fontana de Trevi. Reza a lenda que quem atirar uma moeda para dentro da fonte irá regressar a Roma. Atira duas e encontras o amor.

Certeza apenas a de que este ritual foi popularizado no filme A Fonte dos Desejos (Three Coins in the Fountain, no original), um filme de 1954, onde esta prática é retratada no cinema pela primeira vez.


Isto tudo para dizer o quê? Que pior do que atirar moedas para dentro de uma fonte é atirar moedas para dentro do motor de um avião! Aconteceu, no aeroporto internacional Hohhot Baita, na Mongólia Interior. Uma senhora de 66 anos foi apanhada em pleno acto, quando atirava 6 moedas para dentro do motor do avião, no momento do embarque. "Para dar sorte", dizia ela. Uma moeda por cada membro da família.

A tripulação percebeu rapidamente o que se estava a passar e o avião não chegou a descolar. Os 100 passageiros foram transferidos para outro avião e a senhora foi detida.

Os funcionários que trabalham na pista do aeroporto foram beber uns cafés com os trocos que ficaram no tarmac. Isto já é uma invenção nossa, mas seria o final perfeito para esta história.

Moral da história: guarda as tuas moedas e no fim atira-as na direcção de quem precisa!

  • Partilha:

Top