Estamos todos habituados a dizerem-nos o que é bonito e o que é feio. Magro é bonito, gordo é feio. Uma boca com lábios cheios é bonita, com lábios fininhos é feia. Um nariz assim, umas pernas assado. Mas aos poucos (e ainda bem) os conceitos de beleza estão a mudar e a ditadura do 86-60-86 prestes a terminar. Hoje, são cada vez mais os defensores de um conceito de beleza inclusivo, onde todo o tipo de características físicas possam entrar.

É o caso de Sophia Panteli, modelo de instagram, e alguém que se orgulha de lutar pelo conceito de "body positivity": ama-te como és e aprecia o teu corpo, independentemente do que a sociedade acha de ti.

Sim, Sophia tem umas sobrancelhas gigantes, a clássica "monocelha". Mas cortá-las ou depilá-las estava a tornar-se um sacrifício e Sophia rapidamente desistiu da ideia: "Acho que a minha cara fica melhor assim", diz. "Há pessoas que concordam e pessoas que discordam. Não estou a tentar convencer ninguém a deixar crescer as sobrancelhas, apenas que me respeitem por gostar de ser assim."

É claro que o abuso online não tardou. Alguns apelidaram a opção de "nojenta", outros perguntavam insistentemente porque é que não as cortava. Sophia responde assim:

"Acho que qualquer um consegue identificar-se com ter muito pêlo e ter constantemente pessoas a dizer para se depilarem. O que eu quero fazer é chamar a atenção para mim e para as minhas sobrancelhas, e fazer com que essas pessoas percebam que continuo a ser linda e que estão condicionadas para rejeitar tudo o que seja diferente."


Os números não mentem e parece que muitas pessoas concordam com Sophia. Neste momento ela tem mais de 350 mil seguidores no instagram e destaque em publicações de moda e beleza, como a Harper's Bazaar ou a New York Magazine.

Mais uma prova que, muito mais que um corpo XPTO ou a última dieta da moda, uma boa dose de auto-estima e amor próprio é a verdadeira forma de beleza. Já dizia... Frida Khalo!