A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Quando a ecologia está na ordem do dia, a informação nunca é demais.

Tenho a sorte de viajar com alguma frequência - sempre menos do que aquilo que gostaria na realidade - e tento perceber como o posso fazer causando o menor impacto possível. Mas a verdade é que não começo muito bem já que o avião é das formas mais poluentes de nos deslocarmos, mas ultrapassando esse detalhe, o que será que podemos fazer para diminuir a nossa pegada ecológica quando viajamos? Vamos a 5 dicas, para aplicar já nestas férias :

5 - Levar pouca bagagem :

É tentador levar várias coisas connosco, aumenta o nosso nível de conforto e acabamos por reduzir aquele detalhe ansioso do "e se me faltar alguma coisa". Been there, done that! Mas a realidade é que quanto menos carga transportarmos, menos impacto terá a nossa viagem. Mais carga significa mais combustível... logo mais poluição!

4 - Optar por transportes públicos :

É tentador utilizar serviços de táxi ou de motoristas. As novas aplicações vieram facilitar ainda mais a forma como nos deslocamos. Mas as viagens são uma excelente oportunidade de utilizarmos transportes públicos, não só porque são mais económicos, mas também porque nos permitem conhecer os países de uma forma mais genuina. Ponto extra? Os transportes publicos são sempre mais ecológicos.

3 - Dispensar os Produtos nos Hoteis :

Regra geral levamos sempre os nossos produtos de higiene. As miniaturas disponibilizadas pelas unidades hoteleiras podem dar um jeitão se nos tivermos esquecido de alguma coisa, mas são o único motivo pelo qual as devemos utilizar. Para obedecerem a regras de higiene estão infinitamente embaladas - e quase sempre em plástico - e são utensílios descartáveis e de utilização única. É óbvio o motivo pelo qual não os devemos utilizar, certo?

2 - Consumir Localmente :

Apoiar a economia local é uma consequência quase óbvia das viagens, mas a sugestão é que possam comprar produtos artesanais, em mercados locais e evitando ao máximo os de origem animal e que possam promover a exploração dos mesmos!

1 - Estar no Hotel como em Casa :

Acredito que a maioria das pessoas não troque as toalhas e os lençóis todos os dias quando está em casa. E deveríamos escolher fazer o mesmo quando estamos num hotel. Por isso sinalizem isso, pendurem as toalhas, mencionem que não querem os lençóis trocados diariamente e contribuam para menos lavagens!

Boas Viagens!

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com