Há 37 anos, a 11 de janeiro de 1985, arrancava no Rio de Janeiro o primeiro Rock in Rio.

Foram 10 dias, 90 horas de uma maratona musical.

Pelo palco de 5.600 m2 entre 11 e 20 de janeiro passaram 16 estrelas internacionais e 15 artistas brasileiros.

1 milhão e 380 mil pessoas s assistiram a concertos de grandes nomes como Queen, Iron Maiden, Whitesnake, George Benson, James Taylor, Al Jarreau, Rod Stewart, Nina Hagen, AC/DC/, Scorpions, Ozzy Osbourne, Yes e The B-52’s que se juntaram ao melhor da música brasileira de então – representada por Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Rita Lee, Moraes Moreira, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Baby Consuelo, Pepeu Gomes e os novos Barão Vermelho, Kid Abelha e Paralamas do Sucesso.



Quase 20 anos depois, em 2004, o Rock in Rio atravessava o Atlantico e conquistava os portugueses



O Rock in Rio chegou a Lisboa em 2004 e regressou, nos 14 anos seguintes, de dois em dois anos, para mais 8 edições sempre com a RFM como rádio oficial.

Ao longo destes anos foram muitas as histórias que vivemos com as estrelas que pisaram o Palco Mundo da cidade do Rock.

Aqui ficam 15 dessas histórias enquanto esperamos pelo próximo Rock in Rio-Lisboa – dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022!


1

Dia 28 de maio de 2004, há precisamente 18 anos, foi com um concerto único, um espectáculo de Paul McCartney que abriu a primeira edição do Rock in Rio Lisboa.

Pouco antes do concerto, durante um meet and greet nos bastidores com Paul McCartney, a que a RFM teve acesso, a equipa do músico perguntou se alguém podia ajudar a traduzir para português umas frases que o baterista de McCartney queria dizer.

Claro que a Teresa Lage ofereceu-se e foi graças à RFM que até o nome do ex Beatle, Abe Laboriel Jr disse em português : “ Aqui está o Paulo !”


2

Em 2004, no Rock in Rio Lisboa, no final do seu concerto, de regresso ao palco para o primeiro encore, Paul McCartney disse que tinha um agradecimento especial a fazer a Portugal: ”Há muitos anos vim passar férias a Portugal e foi aqui que escrevi a letra desta canção” .

A canção a que se referia e cantou a seguir era nada mais nada menos que Yesterday, a balada que gravou com os Beatles em 1965 – um dos maiores clássicos de sempre da música popular e a composição com o maior numero de verões de todos os tempos.


3

Em 2004, os Black Eyed Peas atuaram no Rock in Rio Lisboa. No final do concerto, já nos bastidores, Fergie, vocalista do grupo, ligou entusiasmada para os Estados Unidos, para dar à mãe o endereço do site onde podia ver as fotos do concerto que acabara de acontecer. Foi então, depois de espreitar o site do Rock in Rio Lisboa que, incrédula com a velocidade com que as fotos tinham ficado disponíveis, Fergie perguntou a uma pessoa da equipa se as fotos tinham mesmo sido tiradas no próprio dia ou se eram de outro espectáculo.


4

Em 2004 foi Sting que fechou o primeiro Rock in Rio Lisboa, dia 6 de Junho. Antes do concerto a reporter RFM Joana Cruz, fã de Sting, levou 5 vencedoras RFM a cumprimentar o músico no Hotel da Lapa. Os nervos eram tantos que a sensação que a Joana teve foi que tudo estava a acontecer rápido demais.

Sting sentou-se e, num cumprimento rápido, assinou o livro ou cd que cada vencedora levava e trocou algumas palavras com a Joana que tinha ido munida com um gravador para registar as primeiras impressões de Sting… .

No entanto, o que Sting disse à Joana nessa "flash interview" ninguém voltará a ouvir porque, com os nervos e “enfeitiçada” pelo charme de Sting, a repórter RFM esqueceu-se de ligar o microfone do gravador....e o que o músico disse ficou só entre os dois.

Felizmente horas depois, no palco da Bela Vista, todos ouviríamos as canções e as palavras Sting.



5

Em 2004 depois de atuar no Rock in Rio Lisboa, Sting decidiu ficar mais 3 dias em Lisboa e pediu a Ingrid Berger, responsável pelos camarins da cidade do rock ajuda para reservar o restaurante Travessa e a cervejaria Ramiro onde fazia questão de almoçar e jantar.


6

Em 2004, os Guns N' Roses estavam anunciados para o primeiro Rock in Rio Lisboa mas cancelaram a sua atuação e tiveram de ser substituídos pelos Foo Fighters.

Assim, em 2006 quando o Rock in Rio anunciou novamente os Guns N' Roses para o Parque da Bela Vista, para garantir que o grupo não cancelaria o seu concerto, dias antes do inicio do Rock in Rio, a organização enviou a Nova Iorque um grupo de jornalistas portugueses a quem Axl Rose iria garantir pessoalmente que desta vez a banda viria mesmo a Portugal.

A missão desses jornalistas, entre os quais se encontrava Teresa Lage da RFM, era a de registar uma rápida mensagem do temperamental vocalista do grupo, em Nova Iorque, antes, no intervalo ou no final do concerto do grupo no Hammerstein Ballroom. Assim, durante o ensaio de som, os jornalistas portugueses prepararam os gravadores mas Axl afinal não esteve disponível. Depois o manager avisou os portugueses que o vocalista dos Guns N' Roses falaria antes do início do concerto. Ficaram todos à espera, de gravador já em modo “rec”… mas Axl não apareceu. No intervalo, a cena repetiu-se. Finalmente, terminado o concerto, o vocalista dos Guns N' Roses avisou que “agora é que seria uma boa altura” …Já com os gravadores desgastados de tanto os ligarem e desligarem – os jornalistas avançaram finalmente para aquele que era afinal o grande objetivo da viagem. Foi então que, sensível e cansado, o mini disc da RFM achou que já chegava de tanto esperar e, na altura de gravar a promessa de Axl Rose …bloqueou!

Em pânico, com Alx Rose à sua frente, a Teresa Lage explicou ao músico o que tinha acontecido e pediu que tirasse ao menos uma foto consigo para provar que tinha estado com o vocalista dos Guns n roses quando comunicasse a sua promessa. A cara de aflição da Teresa era tal que Axl teve pena e, preocupado, além de tirar a foto, convidou a repórter RFM a ir ter consigo mais tarde a uma after party exclusiva onde, com mais calma, gravaria a mensagem para a RFM.

Foi aí, na “Soho House”, um clube numa penthouse de Nova iorque que Axl cumpriu a sua promessa. Desviando-se de uma conversa com duas modelos, Axl Rose confirmou finalmente à RFM que atuaria no Rock in Rio Lisboa 2006:

TL É verdade que vão mesmo até Portugal dia 27?

Axl Rose “Claro que sim, estamos muito entusiasmados, com muita vontade de lá estar”

E para que ninguém duvidasse deixou registada a mensagem : ” Sou o Axl Rose dos Guns n Roses e vamos estar no Rock in Rio Lisboa”.


7

Quando dia 27 de Maio de 2006 os Guns N’ Roses se preparavam para atuar finalmente no RiR Lisboa 2006, 30 minutos antes de subirem ao palco, Axl Rose percebeu que se tinha esquecido, no avião do par de calças de ganga com que queria começar o concerto. O resultado foi uma enorme correria. Felizmente o aeroporto é muito perto do Parque da Bela Vista e a equipa de produção conseguiu ir buscar as calças e regressar antes do início do espetáculo!


8

Em 2006 os Da Weasel cruzaram-se com os Red Hot Chilli Peppers nos bastidores e foram apresentados à banda americana como seus grandes fãs. Para agradecer à banda portuguesa, momentos depois já em palco, os Red Hot Chilli Peppers dedicaram aos Da Weasel a sua música “Me and My Friends”.


9

Em 2006, a cantora britânica Corine Bailey Rae atuou no Rock in Rio Lisboa, ao pôr do sol, no mesmo dia de Sting e pediu para ser apresentada ao ex-Police.

No entanto quando chegou altura das apresentações Corine ficou tão nervosa que, sem querer, despejou um copo de água em cima do músico.


10

Em 2008, pouco antes de subir a palco, Amy Winehouse, pediu verniz vermelho para pintar as unhas…mas ninguém tinha verniz vermelho na produção!

Foi aí que a coordenadora de backstage do Rock in Rio se lembrou de espreitar no camarim da cantora, já praticamente residente do rock in rio, Ivete Sangalo e descobriu que, por sorte, Ivete tinha verniz vermelho e foi assim, com o verniz de Ivete, que Amy pode subir ao palco com as unhas a seu gosto


11

Em 2008, a primeira vez que atuou no Rock in Rio Lisboa, Joss Stone pediu para, em vez de comer no camarim, ir ao catering da produção. Entusiamada com o festival, Joss pediu também um carrinho de golf para dar umas voltas pela Bela Vista e fez questão de assistir a alguns concertos no meio do público.


12

Em 2012, ao ver tanta gente passar no slide à sua frente durante o concerto, o vocalista dos Kaiser Chiefs - Ricky Wilson – achou que devia ser mesmo interessante ver o espectáculo do grupo do alto do Parque da Bela Vista. Sem esperar mais, a meio do concerto saiu do Palco Mundo, foi direto ao slide e cantou parte de uma música enquanto “voava” por cima da plateia


13

Em 2014 Os Rolling Stones e Bruce Springsteen protagonizaram um dos momentos mais emocionantes do Rock in Rio Lisboa subindo juntos ao palco. Tudo aconteceu porque durante o Rock in Rio, Mick Jagger ficou hospedado no mesmo hotel que Springsteen, que estava em Lisboa para ver a filha participar num campeonato de equitação. Foi graças a um encontro casual no hall do hotel que os Stones e o Boss decidiram tocar juntos e surpreender tudo e todos – uma surpresa…de que a organização só soube no dia do espetáculo.

Bruce Springsteen subiu ao palco durante o concerto dos Rolling Stones para cantar “Tumblin’ Dice” num momento que ficará para sempre na história da música em Portugal. Na plateia, numa bancada vip perto da mesa de som, o ex presidente americano Bill Clinton assistiu a tudo


14

Em 2014 João Pedro Pais atuou, dia 1 de Junho, no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa. Com a filha em Portugal a participar num concurso hípico, nesse ano Bruce Springsteen andou pelos bastidores do Rock in Rio Lisboa. Dia 29 de Maio chegou a atuar com os Rolling Stones e dois dias depois ainda por lá andava. Foi assim que João Pedro Pais, que não perde uma oportunidade para conhecer os seus ídolos e a quem os músicos de Bryan Adams deram o nome de "Little Springsteen" se encontrou com o grande Springsteen.

Há dias João Pedro Pais contou assim esta história à Teresa Lage:


João Pedro Pais conta o seu encontro com o Boss

15

Grande atração da edição de 2018, a brasileira Anitta foi certamente uma das recordistas de bagagem do Rock in Rio Lisboa.

Anitta trouxe consigo nada mais nada menos que 17 camiões de cenografia e adereços!