A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Recentemente um grupo de 15 pessoas juntou-se para incitar ao um mês de Setembro ligeiramente diferente. Setembro é - por definição - um óptimo mês para desafios, recomeços e pequenas mudanças e considerando essa janela de oportunidade e a calamidade dos incêndios na Amazónia... desafiaram os portugueses a um #SetembroSemCarnePt , durante todo o mês este grupo - do qual orgulhosamente faço parte - e que foi impulsionado por duas nutricionistas, partilhará receitas diariamente sem carne.

A ideia será minimizar o impacto ambiental associado ao consumo de carne, mas se isto não fosse por si só motivo suficiente, dou-vos mais 5 bons motivos para experimentar alguns dias sem carne.
Importa referir que este desafio não é um apelo ao vegetarianismo ou ao veganismo, é apenas uma forma de trazer alguma consciência para o consumo animal.

5 - Desmistificar Que a Comida Vegetariana é Mais do Que Salada.
Durante 1 mês serão partilhadas receitas ricas em sabor e em diversidade de ingredientes. A grande maioria são pratos principais... mas também existem sobremesas! E garanto-vos que poucas - ou nenhumas - terão alface como ingrediente chave. Ainda assim a escolha dos ingredientes foi tida em conta : devem ser de fácil acesso e comuns nos supermercados convencionais.
4 - Entender Que Uma Alimentação Sem Carne Não é Mais Dispendiosa.
Antes pelo contrário! Conseguem-se elaborar refeições em que a proteína não está em falta - nem deveria estar - e económicas.
3 - Que é Possível Confeccionar Pratos de "Sempre" com Alternativas Vegetais :
Desde lasanhas a hambúrguer, passando por guisados ou pratos asiáticos. Não precisamos de abdicar dos paladares de que gostamos, basta apenas alterar a fonte de proteína! :) E as leguminosas são claramente as estrelas da maioria dos menus.
2 - Ao Trocar Numa Refeição, Um Bife Por Uma Leguminosa Poupa Milhares de Litros de Água.
Assustador pensar assim, mas são dados concretos associados à produção animal! Tendo em conta as mais de mil referências que tivemos nas redes sociais em menos de uma semana, podemos avançar que se por cada partilha foram postos de parte 100g de bife, poupámos até então 10 anos de banhos diários!! São números impressionantes!
1 - Melhorar a Saúde.
Este ponto pode ser sensível, mas não estando a incentivar ao veganismo, é interessante compreender que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão máxima diária de 20g de carne por dia, ora... todas as pessoas que comem carne geralmente não consomem menos de 150g em refeição com bife. Reduzindo o consumo de carne - não falamos em eliminar - estaremos mais perto das referências para um vida mais saudável!
Podem seguir o movimento nas redes sociais e partilhar as vossas refeições sem carne no hashtag : #setembrosemcarnept

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com