Certamente já ouviste a expressão “desde que vi um porco a andar de bicicleta…”. É uma expressão que quer dizer que algo muito improvável pode mesmo acontecer.

Passei horas na net à procura de um vídeo que documentasse tal façanha, mas não tive sorte nenhuma. Vi pessoas a transportarem porcos em bicicletas e pessoas com máscaras de porcos a darem as suas pedaladas. Não conta.

É verdade que há um anúncio de uma conhecida marca de mobiliário e decoração sueca onde aparece um porco a andar de bicicleta. Mas também não conta. Penso que é muito bem capaz de ser uma montagem.

Onde não há montagens é em dois vídeos que vi no Youtube. São dois vídeos de cães a conduzir automóveis.

No primeiro, Max, um labrador preto da Florida, EUA, entrou para o carro do seu dono, a porta fechou-se, engatou a marcha atrás e, durante uma hora, deu umas voltas sem ir muito longe. Quem deu pela coisa foi uma vizinha que achou estranho um carro estar a andar em círculos em marcha atrás, lá na sua rua.

Como disse à CNN, a princípio a vizinha pensou tratar-se de uma criança. Mas como já havia muitos polícias na rua, e não faziam nada, concluiu que não era uma criança. Decidiu fazer o que tinha que ser feito, ir buscar o seu telemóvel e filmar.

 

Se neste primeiro vídeo, podes ficar a pensar que é fruto do acaso – foi o cão que engatou a marcha atrás, mas num carro automático é muito simples e os carros americanos são todos automáticos, neste segundo vídeo a história é um pouco diferente.

A Royal New Zealand Society for the Prevention of Cruelty to Animals, uma organização que se dedica a recuperar e cuidar de animais abandonados, teve a ideia de ensinar cães a conduzir. O seu objetivo é mostrar que estes cães abandonados podem executar tarefas complexas e, por isso, devem ser adotados.

Calma, não comeces já a pensar que podes transformar o teu cão no teu motorista privado. Estes cães, que foram treinados durante seis meses, conduziram os carros num ambiente controlado e as pessoas envolvidas na experiência garantiram que nas imediações não havia lebres ou outras coisas que pudessem distrair os condutores caninos da sua exigente tarefa.

Seja como for, pelo menos dois cães conduziram um automóvel sozinhos.

 

Agora, mesmo que nunca tenhas visto um porco a andar de bicicleta, já podes dizer que viste um cão a conduzir um automóvel. Literalmente.