Os promotores de festivais juntaram-se dia 15 de janeiro pela primeira vez num movimento inédito

As entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos em Portugal juntaram-se para lançar uma declaração que pretende mudar comportamentos de quem vai a festivais e não só.

Esta é a primeira declaração que, para assinar, é preciso agir.

O movimento, inspirado no ano de “Lisboa Capital Verde Europeia”, promete mobilizar jovens de todo o país para definir ações que façam do mundo um lugar melhor.



Para criar esta “declaração de ações” vão ser convocados jovens entre os 16 e 30 anos, de todo o país para um workshop do qual resultarão 17 atitudes. Essas atitudes, baseadas nos ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), deverão ter como foco areas como as alterações climáticas, a diversidade, a inclusão social, o desenvolvimento económico, a reciclagem, entre outras, com o objectivo de ajudar a construir um mundo melhor.

As atitudes definidas serão transformadas em GIFs, a serem utilizados como “assinatura” digital da DeclareAção. Ao mesmo tempo será lançada uma landing page que funcionará como hub agregador das boas atitudes, onde se reúnem todas as ações que vierem a ser implementadas por empresas, escolas, influenciadores e pelo público em geral, partilhadas nas redes sociais e utilizando os GIFs e o hashtag #DeclareAcao.

Quem quiser participar no processo de definição das atitudes pode fazê-lo através do email participa@declareacao.com, até 31 de janeiro.




Este movimento foi lançado por 15 entidades, das quais fazem parte a Better World (promotora do Rock in Rio), Câmara Municipal de Loulé (organizadora do Festival MED), Câmara Municipal de Sines (promotora do FMM Sines), Everything is New (promotora do NOS Alive), Live Experiences (responsável pelo EDPCOOLJAZZ e ID NO LIMITS), MOT (organizadora do RFM SOMNII), Música no Coração (promotora dos festivais Galp Beach Party, Super Bock Super Rock, Super Bock em Stock, MEO Sudoeste, Sumol Summer Fest), PEV (promotora do MEO Mares Vivas), Pic Nic (promotora do NOS Primavera Sound), Ritmos (promotora do Vodafone Paredes de Coura), Sons em Trânsito e Câmara Municipal de Faro (organizadores do Festival F), Surprise & Expectation (EDP Vilar de Mouros), APEFE e APORFEST, desafiando agora empresas e entidades públicas e privadas, de todos os setores, a juntarem-se à causa.