Morreu Terry Jones, um dos fundadores dos Monty Python



O ator galês sofria de uma demência rara desde 2015.

Terry Jones, uma das estrelas do grupo de humoristas Monty Python, morreu, aos 77 anos, fruto de demência prolongada, anunciou, dia 22 de Janeiro, a família do ator.

Em comunicado, afirmam estar “profundamente tristes por ter de anunciar o falecimento do querido marido e pai”, mas realçam que partiu na companhia da sua mulher, Anna Soderstrom, que esteve sempre presente “nesta longa e exigente, mas sempre bem-humorada, batalha contra um tipo de demência raro”.

Em 2015, Jones foi diagnosticado com demência frontotemporal, e após um período afastado dos holofotes, assumiu o papel de "embaixador" da doença.

Em 2017, marcou presença na cerimónia dos prémios "BAFTA" para expor os efeitos da patologia e, no mesmo ano, deu uma entrevista conjunta com Michael Palin, companheiro nos Monty Python, onde abordou a sua situação de saúde.



Terry Jones foi, em 1969, juntamente com Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Gillian um dos membros fundadores do mais famoso grupo de humoristas de sempre -os Monty Python e o realizador dos 3 filmes do grupo " O Cálice Sagrado", " A Vida de Brian" e " O sentido da Vida".

Como membro dos Monty Phyton, Terry Jones é recordado principalmente pelos seus papéis de mulher de meia-idade.



Lenda viva da comédia britânica, além de integrar os Monty Python, Terry Jones escreveu contos para crianças como "Fairy Tales" e "Fantastic Stories (Contos Fantásticos), fez programas de história para a BBC, e foi o autor de libretos de ópera como "Evil Machines" - “A revolta das máquinas” a fantasia musical que o trouxe a Lisboa no final de 2007 e inicio de 2008

Quando esteve em Lisboa, na RFM, em Janeiro de 2008,Terry revelou-se "surpreendido" por, tanto tempo depois, os "Monty Python" ainda serem falados em Portugal.



Terry Jones chegou a Portugal no inicio de Dezembro 2007 para os ensaios da "Evil Machines" e para a estreia da reposição dos seus "Contos Fantásticos" também musicados por José Luís Tinoco que estiveram em cena de 7 a 15 de Dezembro também no no São Luis.
Antes disso, a 2 de Dezembro Terry Jones assistiu no Casino Lisboa , muito discreto, ao espectáculo "Os melhores sketches dos Monty Python" mesmo ao lado da RFM.

"Evil Machines" - " Máquinas Diabólicas"- a aventura de Terry Jones e do compositor português Luís Tinoco contou com o apoio da RFM e teve estreia mundial dia 12 de janeiro de 2008 no Teatro São Luis

"Um despertador apaixonado por uma batedeira; um inventor diabólico e um avião com medo de voar, motas, carros e estranhos objectos levam-no a um mundo fantástico de música e cor!"

Com libreto e encenação de Terry Jones e música original de Luís Tinoco, executada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Cesário Costa, o espectáculo conta igualmente com a participação da figurinista Vin Burnham e do coreógrafo Paulo Ribeiro


Antes da estreia, sexta feira dia 11 de Janeiro de 2008, Terry Jones revelou tudo na RFM.

Convidado de luxo de um dos Cafés da Manhã mais divertidos de sempre, Terry falou da sua experiência de vida em Lisboa na Rua da Misericórdia (onde vivia desde o inicio de Dezembro de 2007 para acompanhar os ensaios de " Evil Machines") do seu Natal com açorda em vez de plum pudding, de Máquinas Diabólicas e de muito mais.



"Evil Machines" estreou a dia 12 de Janeiro de 2008 em Lisboa, com a RFM e ficou até 03 Fevereiro na sala principal do Teatro Municipal São Luiz.

À estreia assisitiu também outro Monty Python - Michael Palin



Terry Jones sofria de um tipo de demência rara desde e antes de morrer deixou registada a sua vontade de doar o seu cérebro ao Instituto de Neurologia da Universidade de Londres onde, em 2015 lhe foi diagnosticada a doença.